Transtorno Bipolar

Postado por Flávio Coutinho - 28 de agosto de 2013 - Doenças - Nenhum Comentário

transtorno-bipolar-12

O transtorno bipolar nada mais é do que um problema que as pessoas enfrentam alternando entre períodos de muito bom humor ou irritação e também de depressão. As várias oscilações de humor entre as manias e também a depressão poderão vir de formas muito rápidas e precisas.

As Causas

O transtorno bipolar afeta de forma igual os homens e as mulheres. E geralmente começa entre as idades de 15 a 25 anos. A causa exata do problema ainda é algo desconhecido mas acontece com mais frequência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.

Quais são os Tipos de Transtorno Bipolar

transtorno-bipolar-11

As pessoas que tem transtornos bipolares de tio I apresentam pelo menos um episódio maníaco e ainda vários períodos de depressão profunda, o transtorno bipolar do tipo I era a chamada depressão maníaca. As pessoas com transtorno bipolar de tipo II nunca deverão apresentar episódios maníacos completos. E ao invés disso elas deverão apresentar alguns episódios maníacos completos. E ao invés disso eles apresentam períodos de níveis elevados de energia e ainda impulsividade que não são ainda tão intensos como os da mania chamados de hipomania. Esses episódios poderão se alternar com vários episódios de depressão. Uma forma ainda leve de transtorno bipolar chamada de ciclotimia deverá ainda envolver as oscilações de humor menos graves.

transtorno-bipolar-16

E com isto pessoas com este tipo de problema alternam entre a hipomania e ainda a depressão leve. As pessoas que contam com transtorno bipolar de tipo II ou mesmo a ciclotimia poderão receber diagnósticos incorretos, ou ainda recebem apenas diagnósticos como tendo apenas uma depressão leve. Para a maioria das pessoas que tiverem transtorno bipolar, e não existe uma causa evidente para todos os episódios maníacos ou ainda depressivos. Veja a seguir alguns dos possíveis desencadeadores de um episódio de mania em pessoas que poderão ter transtornos bipolares:

  • As mudanças na vida como por exemplo os nascimentos de um bebê.
  • Medicamentos como os antidepressivos ou ainda esteroides.
  • Além dos períodos de insônia.
  • A utilização de drogas recreativas.

Os Exames de Diagnóstico da Doença

transtorno-bipolar-13

Diversos fatores são envolvidos no diagnóstico de transtorno bipolar. O médico poderá utilizar todas as alternativas embaixo.

É importante se perguntar sobre seu histórico médico familiar, e se alguém na família tem ou já teve um transtorno bipolar.

Procure perguntar sobre suas oscilações de humor recentes, e há quanto tempo você poderá apresentar este tipo de alteração.

Procure realizar exames que sejam completos para a identificação de doenças que poderão causar estes determinados sintomas.

Solicite ainda exames laboratoriais completos para que se possa identificar o que poderá estar causando os sintomas.

transtorno-bipolar-1

Solicite ainda os exames laboratoriais para verificar a ocorrência de possíveis problemas de tireóide ou ainda níveis toxicológicos.

Converse com os seus familiares sobre o seu comportamento.

Faça ainda um histórico médico, o que deverá incluir todos os seus problemas médicos e ainda medicamentos que são utilizados.

Procure sempre acompanhar o seu comportamento e o seu humor.

A utilização de drogas ainda poderá causar alguns dos sintomas, apesar disto não descarta a possibilidade de transtorno bipolar. Além disto um próprio abuso poderá ser um sintoma de transtorno bipolar.

Confira as Classificações Sobre o Transtorno Bipolar

transtorno-bipolar-6

A depressão maníaca como era chamada a doença foi descrita pela primeira vez ao final do século XIX pelo psiquiatra infantil Emil Kraepelin, que teria publicado todos os seus conhecimentos da doença no chamado Textbook of Psychiatry. Existem alguns tipos de variações do transtorno bipolar, como por exemplo:

O Tipo I

O que vem com um predomínio da fase maníaca com depressão mais leve a chamada distimia.

O Tipo II

O que é um predomínio de uma fase depressiva com a mania mais leve, a chamada hipomania

Mista

Quando os episódios contam com várias características tanto de mania como de depressão simultaneamente.

Os Ciclos Rápidos

É quando existe um episódio conta com diversas variações de humor que duram menos de uma semana.

A Ciclotimia

Os sintomas deverão ser mais persistentes por pelo menos dois anos, o que é um período onde os sintomas de hipomania são leves, e a depressão ou ainda distimia não são tão profundos para que possam ser classificadas como uma Depressão Maior.

Principais Sintomas Encontrados pela Doença

transtorno-bipolar-2

Os indivíduos que são deprimidos se sentem abatidos, quietos e tristes. E poderão dormir muito como uma fuga do convívio, além de reclamar do cansaço o que é uma tarefa simples como escovar os dentes. Além disto poderá se demonstrar pouco interesse pelos acontecimentos e as coisas que poderá se isolar de sua família e de seus amigos. O indivíduo ainda poderá nesta fase se sentir culpado por erros do passado, e ainda fracassos em sua vida e seus familiares, poderão existir processos de irritabilidade, lamentos e ainda auto recriminação. É possível se perceber distúrbios de apetite, tanto para o aumentar como para o diminuir. Os deprimidos poderão apresentar uma queda na sua imunidade, o que poderá o deixar muito mais propenso a contrair as doenças.

transtorno-bipolar-9

Em vários casos a depressão poderá ainda se manifestar de forma psicossomática, e o indivíduo poderá ainda apresentar algumas doenças de causa psicológica o que normalmente poderá se caracterizar por dores no corpo ou na cabeça. Existe ainda uma queda de libido e o indivíduo deverá se afastar do seu companheiro ou procurar outros companheiros ou companheiras. É bem comum que existam nesta fase pensamentos suicidas já que o indivíduo poderá se sentir mal em sua vida e sem energia para a mudar. A consequência mais grave de uma depressão poderá ser a concretização de um suicídio. Caso o indivíduo tenha uma fase eufórica é possível se ter um sentimento d grandiosidade e poderes além dos que possui bem como grande entusiasmo, a pessoa passa a dormir pouco e se tornar agitada.  Poderá falar muito, e ainda ter muitas idéias ao mesmo tempo, sentindo pensamentos mais acelerados, e  principalmente formando linhas de pensamento difíceis de serem entendidas por outras pessoas. Existe também uma alteração de perda de inibição social podendo passar por situações bastante vexatórias por se levar a falta de um senso crítico.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *