Terapia Cognitiva Comportamental

Postado por Flávio Coutinho - 28 de setembro de 2013 - Doenças - Nenhum Comentário

A chamada Terapia cognitivo-comportamental (TCC) nada mais é do que uma forma considerada de psicoterapia que poderá se basear em todos os conhecimentos considerados empíricos da psicologia.

terapia-cognitiva-comportamental-1

Ela deverá ainda abranger vários tipos de métodos específicos e ainda não específicos com relações aos vários tipos de transtornos mentais estes que com uma base em conhecimentos psicológicos a respeito da forma como os seres humanos acabam modificando o seu pensamento, bem como a sua emoção e seus comportamentos, deverão por fim ter uma melhora considerada altamente sistemática de problemas tratados. Estas várias técnicas deverão perseguir os vários objetivos considerados concretos e ainda operacionalizados, ou seja, definidos e que possam ser observados, nos vários níveis de comportamento e de toda a experiência pessoal são guiados por um diagnóstico considerado específico do transtorno mental como também por uma determinada análise de problemas individuais, ou seja, em uma descrição das várias particularidades de cada paciente.

terapia-cognitiva-comportamental-

Podemos citar ainda nesse contexto toda a representação de um papel bastante importante, e ainda uma análise considerada aprofundada dos fatores considerados de vulnerabilidade, bem como as predisposições de fatores considerados desencadeadores e ainda mantenedores de problemas. Com isto toda a combinação destas duas vias poderá permitir se atingir a um relativo equilíbrio entre os vários métodos considerados padronizados, determinados por seus diagnósticos determinados, e ainda as características individuais voltadas para o paciente que poderão determinar uma análise de problema. As chamadas terapias cognitivas comportamentais devem ainda se encontrar em uma constante desenvoltura e ainda exige de si mesma uma comprovação considerada empírica de sua efetividade determinada. Com isto podemos dizer que a terapia considerada cognitiva e comportamental tanto tem técnicas de terapia como também da terapia comportamental e quando utilizada junto com a medicação considerada adequada e prescrita por um psiquiatra, deverá se mostrar uma técnica bastante eficaz nos tratamentos de vários tipos de transtornos, como é o exemplo da depressão e ainda de esquizofrenias.

Sobre os Princípios Básicos da Terapia Cognitiva Comportamental

terapia-cognitiva-comportamental-7

Veja a seguir uma listagem de dez princípios considerados básicos que poderão caracterizar os vários tipos de métodos considerados conceituais da Terapia Cognitiva Comportamental.

  • Com isto a TCC acaba se orientando através de um conhecimento considerado empírico da chamada psicologia considerada científica.
  • Além disto este tipo de técnica acaba se orientando no problema ou seja, nos sintomas atuais dos pacientes.
  • A TCC ainda se baseia em toda a análise de fatores de vulnerabilidade bem como as predisposições determinadas, o que são fatores desencadeadores e ainda mantenedores dos vários transtornos considerados mentais.
  • Por realizar uma orientação do problema a TCC nada mais é do que orientada para um objetivo considerado definido, ou seja, existe uma modificação de comportamentos considerados problemáticos.
  • A TCC ainda deverá ser voltada para uma ação e não apenas para uma tomada de consciência bem como uma compreensão mais profunda dos problemas.
  • A situação não se restringe apenas a situação terapêutica mas se estende a uma vida considerada diária do indivíduo.

Esta técnica não é considerada como tanto quanto a seus vários tipos de objetivos quanto os seus meios. Além disto a tcc procura ser uma ajuda determinada para autoajuda ou seja, poderá acentuar toda a responsabilidade do próprio paciente no processo terapêutico e ainda se esforça por estar sempre em um desenvolvimento considerado constante.

Sobre os Princípios Etiológicos

Os vários tipos de transtornos mentais deverão ser vistos como um fruto determinado de um equilíbrio e um desequilíbrio entre os vários tipos de fatores considerados salutogênicos por um lado e ainda um lado e os fatores considerados patogênicos por outros.

Sobre os Fatores Considerados Salutogênicos

São aqueles que poderão permitir ao indivíduo ser considerado saudável. E anda dentre eles poderão se distinguir determinados fatores de personalidade, como por exemplo os estilos de coping, entre outros fatores de fomento a saúde, que acabam por ajudar a as manter, como uma prática de esportes, uma vida equilibrada, entre outros, e ainda os fatores considerados de proteção, estes que ajudam a defender em momentos determinados de estresse, como por exemplo uma boa rede social, um bom acesso as redes de saúde, entre outras.

Sobre os Fatores Patogênicos do Sistema

terapia-cognitiva-comportamental-9

São aqueles ainda que levam a doença. Os fatores voltados para a vulnerabilidade, são considerados como as predisposições, bem como as tendências pessoais, quer de ordem genéticas e biológicas, o que querem ser ligadas a uma história de vida da pessoa, a desenvolver assim determinados transtornos mentais. Com isto podemos dizer que os vários fatores desencadeadores são os vários eventos que levaram ao determinado transtorno mental, os vários fatores considerados desencadeadores são os vários eventos que acabam levando ao aparecimento do seu determinado transtorno, e ainda os vários fatores mantenedores são aqueles que propiciam a continuação do transtorno mesmo depois de fatores desencadeadores não estarem presentes. Como por exemplo temos o estresse permanente, as tentativas errôneas do paciente ou ainda de pessoas a ele próximas de lidar com uma situação.

terapia-cognitiva-comportamental-2

Com isto dentre os vários fatores determinados mantenedores bem com a funcionalidade ou ainda ganho secundário do transtorno deverá desempenhar um papel importante. Isto se trata de um dos aspectos positivos que toda a doença e todo o tipo de transtorno mental por mais grave que seja, tem para o determinado indivíduo. Desta forma como determinados transtornos infantis tem como funcionalidades toda a manutenção do relacionamento considerado instável dos pais que permanecem juntos apenas por causa dos seus filhos. Como ainda poderá se despreender do exemplo, e não se deverá confundir toda a funcionalidade com uma má fé ou toda a intenção maldosa dos pacientes. De forma tradicional podemos citar o TCC dedicado exclusivamente a fatores mantenedores, sem n entanto se perder de vista que os vários fatores. Nos últimos anos vem cada vez mais crescendo a consciência de que sobretudo os fatores considerados salutogênicos tem uma grande importância para a recuperação da saúde e deverão ainda ser fomentados. A estrutura de terapia deste sistema acontece com mais ou menos cinco passos, onde é feita a apresentação do problema, a análise do mesmo, a análise dos objetivos, análise dos meios, testes de avaliação, entre outros.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *