Espasmos Durante o Sono

Postado por Flávio Coutinho - 27 de dezembro de 2013 - Doenças - Nenhum Comentário

espasmos-durante-o-sono-14

Você certamente já contou com aquela sensação horrível de estar caindo, e logo quando você estiver pegando no sono, o que faz para que possa despertar subitamente, este é um fenômeno conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto ainda só existem teorias sobre o assunto para explicar este processo, por isso confira algumas informações sobre o assunto a seguir.

O que é o Espasmo Hípnico?

espasmos-durante-o-sono-2

O espasmo hípnico nada mais é do que um tipo de espasmo ou ainda contração involuntária dos músculos que acaba despertando de forma violenta uma pessoa. E com isto Mioclonia é o tipo de termo relativo a concentração repentina e curta, estas que são incontroláveis e involuntárias de um tipo de músculo ou ainda grupos de músculos. Este é um fenômeno que também poderá ser chamado de puxão mioclônico. Normalmente este processo acaba acontecendo em estágios mais leves do sono, e na maioria das vezes no momento que se está adormecendo, já entrando em um estágio de REM ou ainda começando a ingressar em um sistema de sono muito mais profundo.

Esta Ação não é Considerada Como uma Doença

espasmos-durante-o-sono-9

Mesmo que ainda não seja considerada como uma doença, este é um sintoma que poderá ser considerado como um tipo de distúrbio nervoso. Muitas pessoas poderá inclusive o descrever como uma sensação nítida de estar caindo ou ainda perdendo o equilíbrio e os sentidos, o que acaba nos levando a acordar muito assustados, enquanto que outras pessoas acabam descrevendo a situação como um choque elétrico que acaba percorrendo o corpo. De qualquer forma é uma experiência bastante comum, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono existe um relato de que pelo menos 70% das pessoas já acabaram tendo este tipo de espasmo. Os espasmos ou ainda puxões acabam acontecendo de forma mais comum quando uma pessoa vem dormindo em uma posição totalmente desconfortável ou ainda está muito cansada e com isto não consegue se organizar corretamente em seu sono.

O que os Especialistas Dizem Sobre o Assunto

espasmos-durante-o-sono-10

Existem muitos especialistas tentando compreender o processo mas poucas pesquisas já realizadas sobre o assunto, apesar disto uma teoria interessante acaba sugerindo que todos os espasmos são resultados de um relaxamento anormal dos músculos. O corpo com isto passa por uma série de mudanças de temperatura e ainda de respiração enquanto estamos dormindo, e por isso conforme uma pessoa se prepara para dormir o cérebro em algumas vezes poderá interpretar estas mudanças como um sinal de queda, e você realmente acredita que está caindo. Existem outras teorias que poderão envolver o assunto como por exemplo uma confusão cerebral e ainda um relaxamento que dita que quando o corpo acaba entrando em um relaxamento profundo, mas a sua mente continua ativa e trabalhando o cérebro acaba emitindo um tipo de sinal de alerta para que o corpo possa reagir. E com isto surge uma sensação de queda, gerando um susto que na maioria das vezes vem acompanhado com batimentos cardíacos que são bastante acelerados. Outra teoria poderá ainda sugerir que o corpo possa reagir ao adormecer da forma como uma pessoa pode se contrair quando morre, e neste caso os espasmos seriam um tipo de reflexo utilizado para manter o seu corpo tanto vivo como em um bom funcionamento. Muitos dos estudos acabam indicando que puxões considerados mioclônicos acontecem de forma mais frequente em pessoas que sofrem de ansiedade, de insônia, de fadiga ou ainda de desconfortos físicos pois com isto o cérebro é confundido mais facilmente nestas condições.

Além disto a privação do sono e estresse poderão ser fatores que ajudam consideravelmente neste processo. Por este motivo é mais fácil se ter um espasmo quando não se vem dormindo bem ou ainda se está tentando definitivamente não cair no sono. Além disso a cafeína poderá ser um fator determinante, pois poderá tornar muito mais difícil para uma pessoa procurar relaxar, algumas das pessoas também poderão relatar que um consumo realizado de álcool torna estes processos muito mais frequentes.

Mais Informações Sobre o Assunto

espasmos-durante-o-sono-

Toda a origem exata do problema ainda é um grande mistério para a comunidade médica, apesar disto muitos dizem que a deficiência acontece devido a falta de nutrientes no organismo como por exemplo o magnésio, o ferro e o cálcio. A recomendação médica realizada para os que tiver uma situação como este incômodo é procurar corrigir a sua dieta alimentar principalmente antes de dormir, passando assim a ter uma alimentação um tanto mais equilibrada com estes tipos de nutrientes. Além disto as melhores fontes são a cebola, o pimentão, os tomates, as maçãs e também as bananas.

Os Exercícios de Alto Impacto

espasmos-durante-o-sono-1

Caso se realize exercícios de alto impacto pouco antes de dormir poderá piorar muito  a situação. Assim como doses de álcool exageradas e um consumo de tabaco frequente. Com isto a forma mais eficaz para que se possa tanto diminuir ou mesmo eliminar todas estas condições é equilibrar o seu corpo e a sua mente antes de descansar. Procurar ouvir música relaxante ou mesmo praticar pelo menos 10 minutos de meditação é o que poderá ser mais aconselhável de se realizar. Com isto quanto maior for o estado de relaxamento antes de entrar no mundo dos sonhos deverá se ter a menor possibilidade de acordar aos pulos.

A Situação Pode ser um Sinal de Sonambulismo

espasmos-durante-o-sono-7

O sonambulismo deverá ser totalmente definido como um ato de andar de forma semiconsciente, tudo isto durante os períodos de sono, sem que o indivíduo possa perceber toda a sua ação, e ainda sendo assim esta situação mais comum acontece no final da infância e durante toda a adolescência. Vale saber ainda que os sonâmbulos não sonham durante este estado pois na realidade todas as suas atividades se aproximam mais de um individuo que esteja desperto do que um indivíduo que estiver no estado do sono. É comum com isto que os indivíduos em um estado de sonambulismo bruscamente pois este poderá agir com uma grande violência. E ainda outro ponto importante é a eliminação existente de possíveis obstáculos presentes no caminho.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *