Existem Muitos Tipos de Pães e nós te Ajudaremos a Escolher

Postado por Flávio Coutinho - 2 de maio de 2014 - Dieta - Nenhum Comentário

existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-3

Ao longo dos anos os especialistas em nutrição e saúde têm feito estudos e reflexões em relação ao modo como devemos escolher os melhores alimentos. Pensando nessa questão muita gente fica em dúvida se é possível aliar o pão a um estilo de vida saudável, enquanto outros acreditam que o melhor é aboli-lo da dieta, já que o alimento é rico em carboidratos, o que para alguns indivíduos deve passar longe durante a busca do corpo perfeito. Pensando nas questões mencionadas, traremos a partir de agora algumas informações fundamentais para que você reflita sobre a escolha do alimento. É difícil escolher o alimento ideal, afinal as prateleiras dos supermercados estão repletas dos mais variados tipos de pães. Ficamos perdidos entre o pão light, integral, 7 grãos,entre outros, mas qual será o melhor?

Pão Integral

 existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-5Diferente do pão branco, o pão integral não passa pelo processo de refinamento que o outro passa, por isso já tem muitas vantagens, já que não perde as fibras, por exemplo, que contribui principalmente no controle do colesterol ruim, além de regular o funcionamento do intestino. Apesar de não ser tão vantajoso em relação ao pão branco no quesito calorias, o pão integral sacia muito mais que o pão branco, já que tem uma digestão mais lenta. Além disso, o pão integral é uma excelente opção aos diabéticos, pois a quebra de carboidratos existente no pão é mais lenta, o que garante um controle melhor da glicemia. Portanto, não há como negar que o pão integral possui inúmeros benefícios e é bem mais benéfico não só na dieta, mas para a saúde. E mesmo que muitos não apreciem tanto o sabor do alimento, vale a pena tentar incluí-lo aos poucos na dieta, por meio de um sanduíche natural, acompanhado de requeijão, além de muitas outras formas.

1 Fatia = 70 Calorias

Pão de Centeio

existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-6

Se você está em busca de uma opção de pão que contenha menos gordura e proteína, mas que não deixe a desejar na quantidade de fibras, o pão de centeio pode ser a opção ideal. No entanto, como nem tudo é perfeito, o pão de fibras possui mais carboidratos, se for comparado a outros tipos. Outro ponto importante que não podemos deixar de ressaltar, é que o pão de centeio foi considerado como um dos alimentos capaz de prevenir doenças cardiovasculares o diabetes tipo 2. Portanto, no quesito saúde o alimento é extremamente benéfico.

1 Fatia = 61 Calorias

Pão Branco

existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-7

As pesquisas apontam que o pão branco é a preferência dos brasileiros, pois além de ter um sabor apreciado pela maioria, o pão branco costuma ser mais barato e ter uma durabilidade maior. Produzido a partir da farinha refinada, o pão branco perde grandes propriedades do trigo, pois ao passar pelo processo de refinamento, o produto tem o farelo e o gérmen removidos, o que deixa o alimento empobrecido. Além disso, o pão branco é digerido com mais rapidez, mas em relação as calorias ele é semelhante ao pão integral, o que difere ambos é que o pão integral tem o poder de saciar a fome bem maior. Apesar de saboroso, o pãozinho branco que a primeira vista é tão inofensivo não traz tantos benefícios a farinha, mas pode fazer parte de uma dieta saudável, desde que não seja consumido com tanta frequência e em grandes porções.

150 Gramas= 378 Calorias

Pão de Linhaça

 existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-8

O pão de linhaça pode ser um excelente aliado em sua dieta, afinal a semente da linhaça é rica em fibras e gorduras insaturadas, mais conhecidas como gorduras do bem. Além disso, o alimento ajuda a acelerar o metabolismo. Portanto, inclua o pão de linhaça em pequenas quantidades nas refeições diárias e após praticar atividades físicas, já que o alimento recupera a fadiga muscular e proporciona mais energia.

1 Fatia= 70 Calorias.

Pão com Grãos

existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-9

Atualmente, encontramos nos supermercados os pães com 7 grãos, 9 grãos,10 grãos e 12 grãos, mas qual será a diferença entre cada tipo? Na realidade, a nomenclatura leva em conta a quantidade de grãos utilizados na fabricação do alimento, mas isso não garante que um pão de 12 grãos seja melhor que o de 7, por exemplo, já que a quantidade de fibras do pão com mais grãos pode ser menor. Ficaria inviável mencionar todos os pães existentes, já que são mais de 130. No entanto, tentamos trazer informações a respeito de alguns tipos que têm tido uma procura muito grande, de modo que você conheça os benefícios e o teor calórico de cada um. Nesse caso, as calorias dependerão da quantidade de grãos, já que quanto mais o pão tiver, maior será o teor calórico, que não costuma variar tanto, mas durante uma dieta deve ser verificado.

O Pão Pode Permanecer na Dieta?

existem-muitos-tipos-de-paes-e-nos-te-ajudaremos-a-escolher-

Portanto, o segredo para escolher o pão ideal está em ler os rótulos, pois não há como indicar o pão perfeito, já que cada pessoa carece de determinados elementos, além do fato de que algumas pessoas buscam ganhar massa muscular, outras anseiam perder os quilinhos a mais, ou seja, cada um possui um objetivo. Ao pensar na questão da dieta constatamos que muitas pessoas acabam excluindo a pãozinho da dieta pelo fato de ele ser considerado um alimento altamente calórico. No entanto, ao tomar essa decisão, o individuo está equivocado, já que com os avanços da ciência cada vez mais os alimentos vêm enriquecidos com ingredientes que podem ser extremamente benéficos. Além disso, ao deixar pão de lado nosso organismo acaba perdendo muito carboidrato, o que pode nos levar a exceder no consumo de proteínas e gorduras, que poderão fazer com que nosso metabolismo seja afetado, e, consequentemente, interferirá negativamente na dieta. Portanto, a assertividade não está em excluir o alimento, mas sim aliar o tipo que mais se aproxima das suas necessidades, sem deixar de lado o que você aprecia. E, no caso de uma dieta, peça instrução a um profissional, pois ele poderá indicar a porção ideal, levando em conta suas reais necessidades.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *