Entenda Por que Você Deve Comer Banana

Postado por Flávio Coutinho - 8 de junho de 2014 - Dieta - Nenhum Comentário

entenda-por-que-voce-deve-comer-banana-

Muitos são os artigos e reportagens que defendem a teoria de que para ter uma alimentação equilibrada é necessário incluir no cardápio frutas e legumes variados todos os dias. Porém, não todo o indivíduo que consegue seguir esta receita básica diariamente, principalmente as crianças e adolescentes. Sabendo que legumes e verduras não são produtos caros e que estão acessíveis a toda a população mundial, fica o questionamento: Por que é tão difícil incluir produtos saudáveis na alimentação? Talvez a resposta esteja na facilidade com que encontramos redes de fast-food (e também nas pastelarias e lanchonetes da vida), as quais não exigem do consumidor esforço algum para o preparo e que saciam a sua fome por um período maior de tempo. Aliás, esta é uma das opções preferidas para os saciar a fome de quem trabalha fora e fica o dia todo fora de casa. Mas é válido lembrar que não são apenas os lanchinhos oferecidos nas grandes redes de fast-food ou no “boteco da esquina” que oferecem opções práticas, rápidas de serem consumidas e saborosas, muitas frutas podem entrar nessa concorrência e ganhar espaço no seu cardápio diário, como é o caso de uma famosa e velha conhecida do brasileiro: a banana.

Como Incluir a Banana nas Refeições

entenda-por-que-voce-deve-comer-banana-3

Dentre as frutas que temos disponíveis no mercado brasileiro, com certeza a banana está entre as mais consumidas, afinal é um produto abundante e combina com vários pratos, seja ele doce ou salgado, cozido ou cru, mesmo assim muitos desconhecem seus valores nutricionais e acabam não usando com regularidade. A forma mais comum de se consumir a fruta aqui no Brasil é in natura, seja no café da manhã, num lanche e, ainda, alguns lançam mão de incluí-la no almoço, também, afinal há gosto para tudo. Outra forma comum é produzir doces, bolos, tortas e vitaminas com leite a partir da fruta. Para os bebês, recém retirados do leite materno, a fruta passa a compor a alimentação em forma de papinha. Contudo, essas não são as principais formas de consumir a fruta que é a segunda mais produzida e consumida no em solo brasileiro. Ao contrário de nós brasileiros, que consumimos a fruta apenas quando está em seu estágio mais maduro, ou seja, quando a fruta apresenta uma cor amarelada, em outros países ela é  consumida quando ainda está verde, assim como se consome batatas (cozida, frita, ensopada, etc.).

As Propriedades da Banana

entenda-por-que-voce-deve-comer-banana-1

Antes de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da fruta, é importante levar em consideração que as suas variações (prata, ouro, maçã, nanica, etc.) têm pouca influência em suas propriedades químicas. Sendo assim, suas maiores variações estão praticamente na aparência (tamanho, cor, gosto, textura da polpa e da casca), por isso, quando for ao mercado, não hesite em pedir para experimentar para saber qual é a que mais agrada o seu paladar.

Além de ser saborosa, ter uma textura agradável e deixar a sensação de saciedade por mais tempo, a banana possui muitas propriedades que fazem bem à saúde, mesmo sendo um alimento de alto teor calórico, ou seja, não é o alimento que possa ser consumido à vontade em uma dieta de baixas calorias, nas quais se deposita o desejo de perder peso, mas também ela não está  proibida nesses casos, na verdade é um alimento que deve ser consumido de forma moderada. A fruta que é consumida nos mais variados países mundo a fora é rica em minerais e em ferro, fato que ajuda no combate à anemia e é muito indicado para ser consumido por mulheres grávidas e ser uma das primeiras opções de papinha para o bebê, assim que desmama. Assim como leite materno é capaz de fornecer substâncias que aumentam a imunidade do bebê contra alergias, quando a mãe introduz a banana em sua alimentação, o trabalho de proteção não é interrompido, já que pelo alto teor de concentração de magnésio (segundo estudos na Alemanha cada fruta chega a ter 180 mg de magnésio).

Outro grande grupo consumidor desse alimento são os atletas devido à concentração de potássio que auxilia na contração muscular, na diminuição da fadiga e evitando as cãibras, muito comuns durante a exaustão muscular durante um treino ou atividade física. A fruta ainda é rica em vitamina A e C, ambas atuam com o magnésio favorecendo e fortalecendo o sistema imunológico de quem a consome. A vitamina B1 atua nos sistema nervoso e nos músculo, a B2 auxilia na cicatrização (por isso, em alguns casos é usada a parte de dentro da casta como emplastos para feridas) e a B5 que altera o metabolismo de gorduras e açúcares.

Como Usar a Fruta em Tratamentos Medicinais

entenda-por-que-voce-deve-comer-banana-5

Depressão: Comece o dia consumindo 1 banana por dia. Faça esse teste por cerca de 7 dias.

Pulmão: Experimente um prato que mais se parece com uma sobremesa: banana e mel levados ao forno por meia hora.

Anemia: incluir nas refeições (seja crua ou cozida) em pelo menos 4 refeições ao longo da semana.

Bronquite/ Asma: Consumir a seiva (líquido que escorre do caule) fervida e adoçada com mel. Consumir 3 colheres 4 vezes ao dia, depois de fria.

Diarreia: Prepara um caldo com 1 litro de água e 2 bananas verdes (cozinhar as bananas na água) e consumir uma xícara a cada 3 horas.

Farinha de Banana Verde

entenda-por-que-voce-deve-comer-banana-4

Outra forma de consumir a banana e que tem ganhado destaque nas casas especializadas em venda de produtos naturais é a farinha de banana verde, que dentre os vários benefícios, destaca-se a diminuição da glicose no sangue. Para os diabéticos, uma solução que ajuda a controlar a doença, para quem não quer estar acima da balança é um auxiliar nas dietas de emagrecimento. Deve-se ressaltar que a farinha é feita da banana no estágio imaturo, ou seja, quando ainda não amadureceu, pois nesse estágio ela apresenta uma substância chama de amido resistente, que não é digerido no intestino.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *