Vegetação da Floresta Amazonica

Postado por Flávio Coutinho - 14 de novembro de 2014 - Natureza - Nenhum Comentário

vegetacao-da-floresta-amazonica-4

Amazona é um termo que traduzido imprime um significado como “sem centro”, ele deriva das mulheres guerreiras da mitologia grega. Quanto à floresta, essa foi eleita como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Quanto à vegetação dessa floresta, essa costuma ser classificada conforme a proximidade dos cursos d’água, sendo assim há três subtipos principais: mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme.

Mata de Várzea – ela sofre com as inundações, assim como a mata de igapó, porém nos períodos das cheias dos grandes rios somente, por se encontrar em áreas um pouco mais elevadas, sendo uma mata muito fechada e com densidade elevada, sendo a Seringueira e o Jatobá as espécies mais conhecidas, sendo a primeira bastante usada na extração de látex, matéria-prima da borracha.

Mata de Igapó – chamada também de floresta alagada, essa se caracteriza por estar bem próxima aos rios e dessa maneira, permanentemente alagada. Em relação ao restante da vegetação da Amazônia, apresenta plantas de pequeno porte, que costumam ser adaptadas à umidade, em geral com raízes elevadas que acompanham os troncos.

Mata de Terra Firme – chamada também de caetê, ela se econtra relativamente distante dos grandes cursos d’água, localizando-se em planaltos sedimentares, e se apresentam em grande porte, entre 30 e 60 metros, o dossel é contínuo e bastante fechado, tornando o interior da mata bastante úmido e escuro.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *