Meio Ambiente Natural e Modificado

Postado por diegojose - 21 de outubro de 2016 - Natureza - Nenhum Comentário

O que é meio ambiente?

 

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Meio ambiente é uma expressão que se refere à relação entre os seres vivos e os não vivos. Porem, a maioria das pessoas costumam associar o meio ambiente a paisagens naturais, mas esta expressão é bem mais abrangente: Meio Ambiente é o conjunto de condições naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Então, o meio ambiente não é apenas paisagens e flores, mas meio ambiente são relações entre os meios produzidos pelo homem e que podem impactar a própria espécie humana.

 

Meio Ambiente Natural

Meio Ambiente Natural

Meio Ambiente Natural

Uma coisa em que o ser humano pode interagir constantemente, se tornando parte deste “todo”, é a natureza.

Sistemas que causam grande impacto no meio ambiente natural são os oceanos e rios, Os oceanos, com a grande redução da camada de ozônio, tem ocorrido um certo aumento no volume das águas, o que vem impactando alguns locais, principalmente na Antártida, que sofre com o degelo nessa região.
Rios também influenciam muito o ambiente natural, pois animais e até mesmo o homem, usufruem de suas águas para a navegação, a pesca, e outros fatores muito importantes. Além dos rios, os lagos e lagoas também têm papel fundamental em um meio ambiente que tem necessidade desses recursos.

Um ambiente natural também é constituído de temperaturas constantes, que variam de acordo com as fases das quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), além de influenciar diversos gases de elementos químicos que estão presentes na atmosfera terrestre e são vitais para a sobrevivência do planeta, das plantas, animais e do próprio homem. Como exemplo primordial desses gases, temos o oxigênio.

Meio Ambiente Modificado

Ambiente Modificado

Ambiente Modificado

Centenas de construções foram transformando países, cidades. O desenvolvimento desenfreado foi destruindo os elementos característicos da paisagem natural, e assim o homem vem gerando consequências irreversíveis.
Esse novo cenário modificado vem com sérios riscos, alguns recursos como solo, a água e até seres vivos são prejudicados pelas grandes industrias.

Paisagem Natural

 

Paisagens Naturais

Paisagens Naturais

Paisagem natural como o próprio nome já diz “natural”, esse tipo de paisagem não sofre modificação, ou seja, através da intervenção humana. Sofrendo sim alguma modificação, mas é propiciada por questões naturais, como a variação de temperatura e a pluviosidade, por exemplo. Montanhas, Praias e também cachoeiras são paisagem naturais, pois as mesmas foram “desenhadas” pela natureza.

Ambiente natural é usado muitas vezes como sinônimo de habitat.

Recursos Naturais

 

Recursos Naturais

Recursos Naturais

Os recursos naturais são coisas como o solo, a água, as plantas, os animais, o ar, a luz e o calor, que fazem a formação de determinado lugar. Só conseguiremos garantir a nossa sobrevivência e do planeta se conseguirmos conservar os recursos naturais, e uma maneira de conseguir isto é seguindo a sustentabilidade, a qual defende a preservação do meio ambiente.

Sustentabilidade

 

Sustentabilidade

Sustentabilidade

A definição  de sustentabilidade é entendida como a manutenção do equilíbrio ao longo do tempo, é suprir as necessidades humanas sem afetar as gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades.
Pequenas atitudes que tem grandes consequências na preservação no meio ambiente, é apagar as luzes ao sair dos cômodos, isso ajuda no gasto desnecessário de energia elétrica, usar torneiras só quando for necessário, isso também ajuda na conversação de água.

Paisagem Modificada

 

Paisagens Modificada

Paisagens Modificada

A paisagem Humanizada ou Modificada é a paisagem onde houve mudanças pela ação do homem, onde ela deixou de ser natural e passou a ser humanizada ou modificada, transformada pela necessidade do homem, dando origem as cidades, onde estão as principais industrias, casas, prédios, ruas, comércios, humanos, etc.

Para a paisagem ser humanizada/modificada não precisa ser exatamente uma cidade, podendo ser um: vilarejo ou ate mesmo um desmatamento seria um tipo de paisagem modificada.

Vale acrescentar que em uma paisagem modificada também pode haver paisagem natural próxima ou até dentro dela.

Efeitos negativo do meio ambiente modificado

 

Efeito Negativo do Meio Ambiente

Efeito Negativo do Meio Ambiente

Muitas vezes não se tem a consciência da importância do meio ambiente, a ação do homem sobre o ambiente produziu e produz transformações em todo o planeta, seja ela de plantar ou arrancar uma árvore, são conhecidas como ações antrópicas. Existem diversas ações antrópicas negativas, como; desmatamento, queimadas, expansão urbana, poluição dos rios, poluição do solo, dentre outras. As alterações ainda são mais intensas quando passa de uma agricultura de subsistência para uma agricultura comercial. O processo de modernização do campo, com o uso de máquinas, fertilizantes e agrotóxicos, aceleram essas alterações. Quando são usados de forma errada, estes produtos podem trazer danos ao ambiente. Nas cidades, as transformações vão ser mais intensas do que no campo. Essas transformações e o funcionamento das cidades podem trazer, muitas vezes, problemas ambientais, como a poluição do ar e da água e o acúmulo de detritos, como o lixo residencial ou industrial.

Mudança do Ambiente Natural Para Ambiente Modificado

 

Mudanca do Meio Ambiente

Mudança do Meio Ambiente

Ao longo de sua história, o homem foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades. Dependendo de água, morava perto dos rios para poder trabalhar com a agricultura, as plantações dos alimentos, e manter condições de sobrevivência. Assim as cidades foram sendo formadas, pois as aglomerações de homens em determinadas áreas, fazendo com que as instalações das pessoas melhorassem, através da construção de casas, prédios, igrejas, etc.

Isto só possível, porque o homem teve que modificar o ambiente natural. assim, a natureza foi destruída para abrir espaço para as construções. Através das construções, foram se formando as diferentes regiões, os países, os estados e as cidades, e sempre destruindo a paisagem natural, por mais que o homem tentasse preservá-la. O aumento populacional do mundo faz com que grande parte da natureza seja destruída e isso nos levou pra grandes problemas na vida do homem. Portanto, o melhor é cuidar da paisagem natural ao invés de destruí-la, pois os ambientes modificados têm causado sérios problemas por sua alteração, e só prejudicam a qualidade.

Você sabia?

Você sabia que no dia 5 de julho, é comemorado três datas importantes relacionadas ao meio ambiente: Dia mundial do meio ambiente, dia nacional da reciclagem e dia da ecologia.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *