Tecidos Vintage

Postado por Flávio Coutinho - 14 de agosto de 2013 - Roupas - Nenhum Comentário

O Vintage nada mais é do que um estilo de moda diferenciada e de vida considerado retrógrado o que é uma recuperação dos estilos das décadas de 20 até os anos 60.

tecidos-vintage-

Para quem não sabe a palavra Vintage do século XVIII passou a ter um significado na seguinte frase “ano em que foi feito um vinho”. Apesar disto, com o passar dos anos, a palavra começou a se incorporar ao vocabulário da moda para que pudesse definir uma peça de roupa ou ainda acessórios diferenciados em um estilo pertencente a uma outra época qualquer. Muitos especialistas costumam atribuir todo o retorno de moda setentistas, e também oitentistas bem como noventistas com um teor bastante relativo vintage, e por serem recentes o termo muitas vezes não é atribuído corretamente para as décadas. Temos assim um grande resgate da moda pin up o que e um grande exemplo da moda vintage. Onde principalmente as roupas vinham com tecidos relativamente desgastados bem como uma aparência de usado, antigo ou mesmo de outra época. Mas também deverão ser utilizadas em outras épocas.

O Estilo Vintage no Visual das Roupas

tecidos-vintage-19

Para as roupas, é uma tendência muito interessante e que está super na moda, bastante delicado e feminino, vindo através de algumas estampas ou mesmo tecidos que são mais desgastados. O visual deve ir muito além das roupas, ele na verdade deverá ter um penteado próprio. Para os cabelos são utilizados alguns clássicos como o estilo cabaret, que é inspirado nos anos 20 e que conta principalmente com fios curtíssimos e um corte chanel ou ainda cabelos presos em um rabo de cavalo que deverá ficar na altura da nuca para quem quiser manter os fios mais longos. Todo o hábito de se utilizar as peças antigas para que você personalize ou ainda possa realçar o seu visual na hora de vestir deverá já fazer parte do mundo das mulheres que nem mesmo se contentam com todas as prateleira que são cheias de lançamentos, e ainda looks que poderão ser pré combinados. A peça de visual vintage poderá dar um toque de grande exclusividade, ao seu guarda roupa, o que é um costume muito difundido na Inglaterra por exemplo. E muitas celebridades inclusive usam e abusam deste visual, uma das que mais utiliza estas peças inclusive em dias normais em que é clicada pelas ruas é Kate Moss.

tecidos-vintage-9

Na Itália por exemplo, não é muito fácil se utilizar lojas especializadas neste assunto, e as feiras são raríssimas ou mesmo não existem. Na cidade da moda Milão, é possível se encontrar algumas lojas não muito badaladas com roupas deste estilo, o que é um grande desrespeito para a moda. Mas é possível nestes locais se encontrar belos vestidos de tecidos florais com pregas trabalhadas. Todos unidos por um bonito laço que é feito no mesmo tipo de tecido. O que chama muito a atenção das pessoas, e atrai cada vez mais adeptas para este maravilhoso e delicado mundo da moda. Neste tipo de loja é possível encontrar roupas de grife, como por exemplo  Pierre Balmain, Emilio Pucci, Yves Saint-Laurent e Hermés, entre outras marcas que são muito importantes, e são adquiridas na Itália assim como também em outros passeios pela Europa, Estados Unidos e Japão. A faixa etária que opta por este estilo vai de 20 a 60 anos e muitos donos de lojas neste sentido existentes na Europa dizem que até mesmo existem colecionadores, estilistas pesquisadores, produtores de moda e personal stylist que procura este tipo de roupa para sugerir para as suas clientes. No caso das mulheres italianas mais jovens, mesmo morando na capital mundial da moda, elas possuem um grande receio de fazer a mistura de peças atuais com peças consideradas vintage, e apesar disto a mistura dá muito certo e fica muito bonito, principalmente se você utilizar peças que são assinadas.

Sem dúvida alguma podemos citar que o melhor cliente é o que compra com o coração, este que terá um grande amor sempre á moda, como uma boa manifestação de arte e ainda um testemunho voltado para o tempo e também para o espaço.

Um Visual de Tecidos e Cores que Impressionam

vintage clothes

Muitos especialistas contam que entre os anos 50 e 60 a maior patê dos lenços, e mesmo aqueles que não contassem com uma marca famosa eram criados por ilustradores da época, e com isto eram capazes de passar toda a harmonia e o bom gosto para o visual de suas estampas. Estas estampas representam sim e muito a época nas suas combinações visuais de cores. Durante os anos 40 muitos começaram a criar arte nos tecidos, e a partir dos anos 70 as várias estampas existentes eram praticamente comparadas em vários tipos de quadros de pintura. Ken Scott por exemplo, fazia moda e brincava com as coroes, e ficou muito conhecido como o jardineiro da moda. Em grande parte os modelos tanto de vestidos ou também de saias são grandes e poderão ser grosseiros, mas apesar disto os tecidos e as suas estampas poderão ser bastante preciosos.

tecidos-vintage-14

E é neste momento que entram todas as figuras de estilistas importantes atualmente, que acabam refazendo as peças, sempre obedecendo cortes utilizados de alfaiataria na época e ainda resgatando estampas especiais e diferenciadas. Muitas empresas inclusive oferecem serviços interessantes de recuperação de peças históricas. Muitos vestidos de casamento do século XIX podem ser recuperados, mas é importante sempre se manter toda a alma e o visual da época. Outra peça que impressiona bastante e faz parte do visual deste estilo são os tailleur Moschino, o que vem com mangas trabalhadas, e é um exemplo deste estilista que durante todos os anos levou a mulher a utilizar um clássico do social com algumas pitadas um pouco mais irreverentes para o seu visual. Na época eram desenvolvidas duas coleções para o ano, e se tinha todo o tempo e o cuidado para realizar as pesquisas, por isso o aproveitamento correto e especial dos tecidos, é algo impressionante. E hoje tudo é tão rápido que algo acabou se perdendo.

 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *