O Uso do Bambu na Construção Civil

Postado por Flávio Coutinho - 11 de fevereiro de 2014 - Imóveis - Nenhum Comentário

o-uso-do-bambu-na-construcao-civil-8

O bambu vem sendo apresentado como o material do futuro e ele está conquistando espaço na construção civil, já que além de charmoso, é muito resistente, leve e flexível.

O Bambu é um Aliado do Desenvolvimento Sustentável

o-uso-do-bambu-na-construcao-civil-7

A utilização dos sistemas de bambu como materiais de construção, substituindo assim de forma integral os materiais considerados convencionais como, por exemplo, a madeira, poderá contribuir para toda a diminuição dos desmatamentos de florestas consideradas nativas. Com isto todo o incremento do número de espécies de plantio para utilização industrial junto de uma inserção de cultura em plantios de bambu poderá diminuir de forma considerável os sistemas de monocultura existentes no país. Todos os sistemas de plantio de bambu contam com boas potencialidades com ciclos considerados mais curtos do que o da madeira, além é claro de uma alta produtividade por hectares, toda a sua rapidez do crescimento além de um baixo custo de plantio, a sua facilidade de cultivo e a utilização de ferramentas simplificadas para o seu manuseio podem fazer toda a diferença. E poderão ainda ajudar em toda a revitalização de áreas consideradas degradadas e a incrementação dos sistemas de reflorestamentos no Brasil, um país que por muitas vezes acaba reunindo uma grande quantidade de espécies deste tipo de planta, e ainda em um país que conta com um clima excelente para seu desenvolvimento.

Em sua maioria os países asiáticos são ligados diretamente as amplas culturas de utilização do bambu, com belos exemplos de edificações consideradas vernaculares, utilizando assim todo o material na sua forma natural. É possível com isto se observar projetos bem sucedidos onde se podem encontrar estruturas incríveis que são utilizadas. O objetivo da utilização brasileira do material é a redução de emissão de gases de efeito estufa, com uma proposta que deve ser tomada não apenas pelo governo, mas por toda a sociedade organizada como um todo onde se inserem universidades e inclusive seus diversos pesquisadores.

O Bambu Pode ser uma Boa Alternativa de Revestimento de Parede

o-uso-do-bambu-na-construcao-civil-5

De acordo com diversos arquitetos, a utilização de um revestimento nas paredes, com placas de pastilhas de bambu em cor natural é uma ótima alternativa. Para ambientes comerciais é uma ótima alternativa, o resultado final é incrível, e as pessoas não dizem que é tudo feito de bambu. O sistema depois que é fixado á parede com colas de contato, os painéis devem ser lixados. Com isto as suas sobras acabam sendo misturadas a uma cola branca e aplicadas sobre as diversas pastilhas para que se possam corrigir todas as suas imperfeições existentes. A utilização de um acabamento feito em verniz fosco é uma boa alternativa.

Para a Sala de Estar

Uma alternativa bem interessante para utilização na sala de estar é revestir toda a parede com pastilhas de bambu em material mesclado, ela teria optado por deixar os revestimentos específicos com toda a textura original, sem que possa lixar ou mesmo aplicar o verniz.

A Utilização de Bambu nas Fachadas

A exploração de fachadas com bambus é uma ótima alternativa, por ser considerado como um material bastante versátil e que pede um manejo que seja rápido e ainda sustentável. É uma ótima alternativa para inovação e colocação de varas que formam um sistema de escultura espiralada que na maioria das vezes não toca o solo.

Alguns Usos do Bambu na Arquitetura

o-uso-do-bambu-na-construcao-civil-1

Nas várias exposições de arquitetura, é possível se encontrar pisos laminados de bambu em ambientes de louçaria por exemplo. Este é um material interessante, onde pode aliar toda a tecnologia associada totalmente à sustentabilidade, este é um produto além de tudo isto muito interessante por ser mais resistente e denso do que os pisos laminados de madeira comum. Outra alternativa interessante é o piso de bambu rajado, por oferecer uma boa textura e praticidade. Sua instalação deverá seguir os mesmos padrões de um piso considerado laminado de madeira, o material não pede um acabamento e a manutenção é realizada exclusivamente com um pano úmido. Ele ainda não tem uma característica de material rústico, o que é bem interessante e ainda não  deixa os seus nós aparentes, este tipo de material envolve toda a sustentabilidade, sem deixar de lado a sofisticação.

Laminados de Bambu para Pisos e Paredes

Outra alternativa bastante interessante que vem sendo bastante utilizada é o laminado de bambu que surge tanto no piso como nas paredes, onde os painéis acabam recebendo um bom acabamento brilhante para que tenha um resultado um pouco mais contemporâneo. Muitas pessoas são atraídas pelo design natural do bambu, por ser principalmente um material sustentável e ainda de fácil aplicação. As lâminas acabam por deixar nós do bambu mais aparentes, e o resultado faz bastante a diferença. O bambu acaba por se adequar a qualquer tipo de ambiente e qualquer tipo também de estilo diferenciado.

Um Projeto Altamente Sustentável no Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri

o-uso-do-bambu-na-construcao-civil-11

Um dos grandes destaques do projeto do Terminal 4 do Aeroporto Internacional de Barajas que fica em Madri na Espanha, esta é uma cobertura considerada curvilínea de uma estrutura totalmente de aço e também em chapas de alumínio, todas forradas com bambu. Existe com isto a predominância dos materiais naturais o que quebra toda a robustez do aço oferecendo assim uma atmosfera bastante tranquila. Para se ter ideia o terminal recebeu uma premiação de excelência em arquitetura. A utilização em obras de grande porte vem acontecendo gradativamente, como por exemplo, as estruturas de telhados, as pontes e catedrais, a utilização de bambus para muitos é vista na construção de possibilidades de gerar empregos bem como moradias acessíveis para pessoas de baixa renda. Apesar disto é possível se projetar casas de alto padrão, casas que misturam a alvenaria, bem como a madeira e o bambu presente em toda a estrutura existente do telhado.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *