Casa Cor Rio 2012: O Jeito Carioca de Morar

Postado por Flávio Coutinho - 18 de outubro de 2012 - Decoração - Nenhum Comentário
Casa Cor Rio 2012: O Jeito Carioca de Morar

Casa Cor Rio 2012: O Jeito Carioca de Morar

A Casa Cor é uma empresa associada ao grupo Abril que realiza eventos de decoração de interiores ao redor de todo o país. Seu sucesso permitiu-lhe ser reconhecida como o maior encontro de profissionais que expõem seus projetos em um único lugar, contando com vários ambientes decorados que servem como inspiração aos milhares de expectadores que visitam a exposição. Durante um ano, a Casa Cor realiza 23 eventos espalhados pelos estados do Brasil, e o mais recente deles é a edição do Rio de Janeiro, que se inicia nesta quarta (03/10). Trazendo um perfil específico do estado, as salas decoradas contam com um estilo único de se morar, o carioca. Confira a seguir os traços trazidos nesta edição do evento e se inspire nos projetos com a marca original do Rio, com a Casa Cor Rio 2012.

Os Traços

Os Traços

Os Traços

O prédio escolhido pela edição do evento neste ano de 2012 possui um pé direito bem elevado, 4m, o que permitiu que os observadores logo percebessem os traços marcantes da morada da cidade: o estilo livre, bom espaço interno e arejamento do ambiente. O clima tropical predominou nos mais de 50 projetos presentes no prédio, bem como os tijolinhos à mostra, clima rústico, ladrilhos hidráulicos, mobília nobre, madeiras de demolição e estampas e detalhes que trazem um perfil retrô. Tudo isso formou um aspecto bem comum nas casas e apartamentos típicos do Rio de Janeiro, que é a rusticidade do ambiente reproduzida em projetos contemporâneos. Basicamente são itens que remetem à tradição carioca, à maresia vindo das belas praias e tecnologias que integram o mundo atual. Os profissionais que estiveram presentes na Casa Cor Rio 2012 conseguiram fazer a união de todos esses quesitos em projetos que inspiram a cultura carioca. Além do desafio de agradar os expectadores, eles ainda tiveram outro empecilho: não era possível fazer grandes alterações na estrutura do prédio, em virtude dos anos decorrentes desde a sua construção. Com 4m de altura, os arquitetos abusaram das estantes que vão até o teto para abrigar os vários objetos decorativos. As cores ficaram por conta dos tons terrosos, fazendo o papel de deixar os ambientes mais rústicos. A proporção do prédio permitiu aos decoradores fazerem um segmento que está sendo bastante reproduzido entre a população brasileira, os lofts. Alto pé direito e janelas grandes são os responsáveis por tornar os projetos “livres” e arejados, bem do jeito que os cariocas gostam.

Organização

Organização

Organização

Para o leitor que tem o interesse de visitar a exposição, algumas informações sobre onde encontrar o quê são necessárias para que a visita seja ordenada. O site oficial disponibiliza como está sendo feita a disposição dos andares do prédio: no térreo, a ideia é resgatar a função hoteleira com recepção, lobby, salas, bar, restaurante, café;

  • No primeiro, a residencial e estilo de vida com lofts, estúdios e espaços que dêem apoio aos moradores como num condomínio completo;
  • No segundo pavimento, os espaços comerciais (lojas, escritórios, sala de cinema);
  • No terceiro pavimento, onde existe apenas um espaço, será dedicado ao lazer com um Wine Bar e adega.

O Prédio

O Prédio

O Prédio

A Casa Cor Rio 2012 escolheu um cenário cheio de história para exibir suas mostras. O casarão à moda antiga fica na Avenida Rui Barbosa, de frente para um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro – o Pão de Açúcar. Possui janelas amplas, espaço interno avantajado e mais de 5400m² de área para os diversos projetos do evento. O prédio foi construído no ano de 1922 em comemoração ao centenário da Independência do Brasil e, desde então, passou por responsabilidade de diferentes instituições. Primeiramente, o título era Hotel Sete de Setembro. Quatro anos mais tarde, inicia-se sua história acadêmica na cidade, tornando-se então o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery e, de 1973 até 1995, abrigou a Casa do Estudante Universitário, a CEU. Até 2000, sua configuração de hotel permitiu que pessoas de todo o mundo pudessem conhecer o espaço. A partir de então, a Universidade Federal do Rio de Janeiro iniciou seu projeto de reintegração do prédio à vida intelectual da cidade, com extensões e trabalhos universitários, através do chamado RB762, que diz respeito à ideia da instituição de reviver este lugar tão cheio de história da cidade e até do Brasil.

O Que é Pé Direito

O Que é Pé Direito

O Que é Pé Direito

Muitos artigos sobre arquitetura e decoração trazem termos que muitas vezes não são do conhecimento popular. Um bom exemplo disso é o famoso pé direito, com o qual muitos leitores não se identificam. Ele nada mais é do que a distância entre o solo e o teto do ambiente. É a medida feita em linha reta que vai do térreo ao forro da sala, quarto ou qualquer outro espaço que seja. Alguns textos relacionados traçam perfis de decoração a partir do pé direito. Uma residência comum, por exemplo, possui algo em torno de 2,70m de pé direito, uma medida considerada boa para usos convencionais. Empresas onde há funcionários precisam ter, por lei, a partir de 3m de pé direito. A variação dessa medida é o que fará com que o ambiente seja ou não ventilado e arejado. O raciocínio é simples: com mais espaço, há mais ar e, consequentemente, mais arejamento. O pé direito baixo significa uma sala abafada e quente, portanto se uma casa possuir uma medida inferior a 2,70m é necessário usar outros artifícios para que ela seja habitável.

Informações Sobre o Evento

Informações Sobre o Evento

Informações Sobre o Evento

Confira abaixo algumas informações sobre a vigésima segunda edição da Casa Cor Rio:
Data: 3 de outubro a 19 de novembro;
Horário: das 12 às 22 horas (de terça a domingo);
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro;
Ingresso: R$ 35 (terça a sexta) e R$ 40 (sábado, domingo e feriados);
Telefone: (21)7803-8409;
Local: Av. Rui Barbosa nº 762 – Flamengo – Rio de Janeiro – RJ.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *