Projeto de Casa Sustentável

Postado por Flávio Coutinho - 11 de fevereiro de 2014 - Casas - Nenhum Comentário

projetos-de-casa-sustentaveis-10

Um projeto de casa sustentável começa pela escolha do terreno da edificação, que para ser desenvolvida deve usar da menor movimentação maciça de terra possível, além de não ferir áreas de preservação nem de interesse histórico. A partir daí, surge a escolha dos materiais e a forma como eles serão empregados ao equipar a moradia. Há quem diga que uma das maiores vantagens da sustentabilidade é a economia, mas é necessário prestar atenção se o que está adquirindo é de fato sustentável ou se você está promovendo mais uma jogada de marketing. A seguir nós abordaremos algumas medidas sustentáveis, lembrando que são algumas e não todas elas, por isso caso você ache que nos esquecemos de alguma ou ainda tenha uma inovadora para pontuar, seria de suma importância sua participação em nossos comentários, começaremos das mais simples para as mais elaboradas, veja a seguir.

As Telhas Brancas

projetos-de-casa-sustentaveis-4

As pinturas realizadas no telhado com tinta branca podem representar um maior conforto ambiental. Isto independente do material da sua telha, a cor deverá refletir os raios solares, diminuindo a temperatura interna da residência em pelo menos 1 grau Celsius.

A Ventilação Natural

projeto-de-casa-sustentavel-1

Quando as janelas e as portas de um ambiente são colocadas nas paredes opostas, na chamada ventilação cruzada, o vento acaba circulando com uma maior facilidade. Toda a criação de correntes de ar também poderá ajudar a baixar a temperatura no interior dos ambientes, além de diminuir consideravelmente a conta de luz, já que os ventiladores acabam sendo menos utilizados.

A Iluminação Artificial

projetos-de-casa-sustentaveis-6

A utilização de lâmpadas de LED – Diodo Emissor de Luz, na sigla em inglês representa uma economia equivalente de 30% na conta de luz. Além de tudo isso, as lâmpadas deverão contar com uma maior vida útil, chagando pelo menos até 15 anos de utilização sem mantenção além de não emitirem calor o contrário das lâmpadas incandescentes.

Os Sistemas de Captação de Água da Chuva

projetos-de-casa-sustentaveis-5

Para que se possa coletar a água das chuvas é importante se ter calhas simples que possam enviar a água para um reservatório específico. Depois de captada a água poderá ser reutilizada para regar os jardins, e com isto lavar os carros é uma ótima alternativa para isto. Se existir uma central mais elaborada construída é possível distribuir a água para descargas. E para a utilização em banhos é preciso uma estação de tratamento diferenciada e com uma bomba específica.

O Telhado Verde

projetos-de-casa-sustentaveis-2

A criação de um verdadeiro jardim no telhado de casa é uma alternativa bem interessante para manter a temperatura interior da residência mais agradável. De acordo com especialistas no assunto a camada vegetal não passa o calor pois as plantas acabam absorvendo a água. Apesar disto é preciso saber se toda a estrutura do telhado vem adequada para aguentar o seu jardim, já que sobre a laje comum, existe uma membrana impermeável que serve de base para a camada da terra. Com isto temos uma vegetação próxima das paredes, que também reduz a temperatura, as plantas servem de barreira para a penetração dos raios solares e automaticamente um calor forte dentro de casa.

O Aquecimento de Água a Gás

projetos-de-casa-sustentaveis-3

Os aquecimentos de água do chuveiro poderão ser feitos com gás. E apesar de representar custos na aquisição de gás, a solução é muito mais econômica do que o custo de energia elétrica convencional.

Os Painéis Solares Reduzem os Gastos com a Energia Elétrica

projetos-de-casa-sustentaveis-1

A utilização de painéis fotovoltaicos, aplicados em telhados acabam convertendo a energia solar em energia elétrica, com isto todo o potencial elétrico que é criado pelo dispositivo é utilizado como uma boa alternativa de energia elétrica convencional. Apesar de ser alto, o investimento se paga após alguns anos de utilização de toda a estrutura.

A Utilização de Cimento Especial

projetos-de-casa-sustentaveis-7

Em toda a estrutura da casa, os tijolos compostos de solo, cimento e água acabam sendo uma ótima alternativa por serem criados sem processo de queima, evitando o desmatamento bem como a poluição do ar e da água. Existe ainda o tecnocimento que poderá ser utilizado em paredes, bem como os nichos, bancadas e até mesmo em seu teto. O material que conta com uma alta aderência é aplicado em uma espessura mínima equivalente a 2mm, o que é um equivalente a um cartão de crédito e pode fazer toda a diferença tanto na umidade como no clima existente dentro de casa.

Os Revestimentos de Paredes

projetos-de-casa-sustentaveis-9

A utilização de materiais considerados comuns para revestir as paredes evita que altas temperaturas da região possam chegar ao interior das casas. Com isto a utilização de placas térmicas de EPS, que são conhecidas como isopor acabam mantendo a temperatura ambiente em que exista uma interferência do calor solar. Uma alternativa ainda mais barata poderá ser criada com embalagens longa vida. As suas caixas abertas e agrupadas servem de revestimento térmico, e a aplicação de papel de parede não deverá tirar toda a eficácia final de toda a sua estrutura.

O Vaso Sanitário Inteligente

projetos-de-casa-sustentaveis-8

Os vasos de descarga dupla são uma boa alternativa para economizar na conta de água. Com isto ao serem acionados três litros de água acabam sendo liberados para dejetos líquidos e seis litros para dejetos sólidos. Os sanitários que ficam a vácuo também devem representar uma boa economia, pois utilizam até um equivalente a 1,5 litros de água por acionamento.

 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *