Cultivo de Hortaliças em Apartamento

Postado por Flávio Coutinho - 1 de novembro de 2013 - Apartamentos - Nenhum Comentário

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-10

O primeiro fator para se realizar o cultivo de hortaliças em apartamentos é se escolher corretamente onde irá ser montada a sua estrutura, para que se possa garantir uma plantação em locais ensolarados. É fundamental também se ter todo o cuidado com a preparação da terra e ainda fazer uma boa seleção de todas as culturas e uma boa manutenção do ambiente, o que é algo essencial para um bom plantio e cultivo.

Veja a Seguir Alguns Passo a Passos e Dicas para Cultivar as suas Hortaliças em Apartamentos

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-14

Primeiramente, Procure Escolher o Lugar Correto para Fazer a sua Plantação

As hortaliças precisam receber pelo menos cinco horas de luz solar diária, e por este motivo o que é ideal é se instalar uma horta na varanda juntamente a sua janela. Com isto procure preferir também por locais que possam receber sol durante o período da manhã.

Onde Realizar as Plantações?

Qualquer tipo de vasilhame, bem como jardineiras ou mesmo jarros, estes que deverão contar com um volume que possa ser de no mínimo um litro para a plantação, além disto é possível se utilizar canos de PVC que tenham um tamanho equivalente a 30 cm de diâmetros, este que deverá ser cortado ao meio. É possível ainda se utilizar garrafas pet de dois litros, totalmente cortadas acima da parede, ou ainda carrinhos de mão, é importante sempre que possível se furar embaixo para a existência da drenagem de água e para não danificar as raízes da planta.

Procure Preparar em Seguida o Solo

Para este tipo de plantio, é mais interessante se realizar a compra de terra pronta, esta que deverá já ter em sua composição matéria orgânica, além de nitrogênio, fósforo e potássio. O que é ideal é que a sua terra tenha um ph de número 6. Caso o seu solo seja ácido demais as plantas não deverão vingar.

Sobre as Seleções de Culturas

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-19

Procure optar sempre por hortaliças que tiverem raízes, como por exemplo as alfaces, o coentro, as cebolinhas, as salsas, os pimentões e ainda a couve folha. É possível também se utilizar a plantação de frutas de pequeno porte, como por exemplo os tomates cereja e os morangos. Além disto é interessante se utilizar de vegetais de raízes longas, como a cenoura, o rabanete, a mandioquinha, porém é interessante ter cuidado com estas pois elas não se adaptam bem para solos profundos.

Os Cuidados Necessários com este Tipo de Plantio

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-8

Toda a plantação deve começar necessariamente através de sementes e mudas, dependendo da sua cultura é claro. Com isto procure pesquisar os espaçamentos ideais a serem utilizados para cada uma das plantas, para que assim ela possa crescer de forma plena. Além disto um pé de alface poderá ser plantado com 20 cm dos demais, enquanto que para tomate e couve as distâncias entre os pés que devem ser utilizadas deverão ser equivalentes a um pouco mais de 35 centímetros.

Sobre as Regas e a Manutenção das Plantas

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-3

Em um primeiro momento é interessante que se regue as mesmas pelo menos três vezes ao dia até que as suas sementes possam aos poucos germinar ou mesmo a muda pegar. Depois disto procure fazer uma rega diária, e preferencialmente faça a mesma durante períodos da manhã. Procure remover plantas invasoras e ainda proteja a sua horta de insetos, principalmente de borboletas, estas que seus ovos viram larvas e estas larvas se alimentam das folhas de suas plantas.

Dicas para Realizar Corretamente as Plantações

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-16

Contar com uma horta em casa poderá fazer parte da realidade de qualquer um, e é bastante interessante. Cultivar hortaliças, temperos ou mesmo pequenos tipos de flores em uma casa ou apartamento pode fazer toda a diferença. De nada importa as quantidades de espaço que você poderá dispor, se você souber utilizar os recursos corretamente é possível se ter uma boa horta saudável e bonita em qualquer tipo de ambiente desde que se possa ter uma maior vontade e uma maior dedicação. São várias as vantagens de se ter uma horta em casas, e uma delas são o conforto e a facilidade de se poder colher as hortaliças fresquinhas, como por exemplo o alface, a rúcula, a couve, as cebolinhas, tudo isto diretamente do quintal de sua casa com toda a qualidade. É importante que se tenha uma alimentação um pouco mais saudável e ainda consumir verduras que sejam cultivadas de forma totalmente cuidadosa por alguém que você possa confiar. O ato de mexer na terra é algo terapêutico, e o tempo que é gasto com os cuidados com as plantas irá lhe fazer relaxar e descansar totalmente a sua mente.

Saiba Algumas Informações Fundamentais para Plantar uma Horta na sua Casa

cultivo-de-hortalicas-em-apartamento-9

Este tipo de planta é ótimo para a saúde e principalmente para os olhos, já que quando estão bem organizadas decoram os jardins como ninguém e ainda ficam em grande harmonia com flores e frutas por exemplo. Se quiser montar uma hortinha na sua casa é possível se utilizar algum tipo de espaço em seu quintal, e preferencialmente uma parte que possa estar em contato direto com o sol. A sua plantação deverá ficar confeccionada totalmente em lugares planos, sempre delimitados por muretas, pedras ou mesmo cercas de madeira. Com isto é possível se fazer o cultivo de hortaliças na sua própria terra do jardim com torrões que estiverem totalmente desmanchados e a terra totalmente preparada por adubos. Sem dúvida alguma esta será a sua horta horizontal e incrível para utilizar no quintal de casa. Além disto é possível plantar as suas hortaliças em vasos, utilizando fundos de brita para que ajude em toda a drenagem da água da chuva. Vale lembrar que a terra não deve ficar encharcada pois gerará o apodrecimento das raízes das plantas. E acima das pedras basta apenas se colocar um pouco de areia e ainda substrato que estiver preparado. No caso de espaços menores, a horta vertical poderá ser a melhor alternativa. Ela que é bonita e adaptável em qualquer tipo de canto da sua casa ou do seu apartamento,  ela inclusive suporta plantas de pequeno porte.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *