Famosos que Deixaram Saudade

Postado por Flávio Coutinho - 11 de março de 2014 - Famosos - 11 Comentários

Quem já teve a oportunidade de assistir a um filme de Mazzaropi ou ainda aos Trapalhões na época em que Zacarias e Mussum faziam parte do elenco sabe o quão bom o humor nacional pode ser. E não para por aí, há outros que inovaram o jeito de fazer música, cinema e até TV e continuam exercendo influência, com suas obras que dificilmente serão esquecidas. Vejamos a seguir alguns artistas brasileiros que deixaram saudade.

 Zacarias

BG

Mauro Faccio Gonçalves foi o último a entrar para a saudosa trupe dos Trapalhões e também o primeiro a falecer, isso em 1990. O nome de seu personagem foi extraído de um galo que ele cuidava na infância, e as principais características (do personagem) era o jeito infantil e risada inconfundível. Era o mais caricato de todos e o que mais ganhava a simpatia das crianças que assistiam ao programa.

Mussum

famosos-que-deixaram-saudade-11

Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum queria seguir a carreira musical e se isso tivesse acontecido a comédia brasileira teria perdido um de seus maiores expoentes de todos os tempos. Tudo mudou quando ele, na década de 70, foi convidado a fazer parte da trupe dos Trapalhões no papel que o levou ao estrelato. Seu personagem com o famoso jargão “Cacildis”, tinha um jeito único de falar, muito engraçado, caracterizado ainda por ser um ávido consumidor de cachaça e ainda por ser o único negro do bando.

Renato Russo

famosos-que-deixaram-saudade-renato-russo-

Foi através da banda Legião Urbana, que Renato Russo alcançou o status de ícone da música brasileira. Renato fez parte do movimento punk de Brasília assim que formou sua banda antiga, Aborto Elétrico, já posterior a isso alguns de seus sucessos são: “Pais e Filhos”, “Somos tão Jovens”, “Eduardo e Mônica” e “Que País é Esse”.

Os Mamonas Assassinas

famosos-que-deixaram-saudade-mamonas-assassinas-

Muito carisma e irreverência. Essas talvez sejam as duas características mais marcantes dessa que foi sem dúvida uma das bandas mais marcantes da infância e adolescência de boa parte de nós. Formada em Guarulhos, a banda alcançou sucesso cósmico entre 1995 e 1996, com um único álbum que vendeu mais de 3 milhões de cópias, recebendo o certificado de disco de diamante. Entre as músicas mais marcantes do grupo podemos citar: “Pelados em Santos”, “Vira Vira” e “Robocop Gay”.

Chico Anysio

famosos-que-deixaram-saudade-2

Chico Anysio trabalhou 40 anos de sua carreira na Rede Globo, interpretando mais de 200 personagens ao longo de sua carreira, esses por sua vez tinham os perfis mais variados. O professor Raymundo é um dos mais famosos deles. Cercado por uma trupe de comediantes, o mesmo era o principal e único professor de uma escola, seu bordão era “E o salário ó! (fazendo um gesto de minúsculo com os dedos)”.

Chacrinha

famosos-que-deixaram-saudade-3

José Abelardo Barbosa de Medeiros é um nome que talvez não lhe traga nenhuma associação ou memória, mas Chacrinha com certeza tem um impacto diferente. O apresentador aparecia nas tardes de sábado da TV Globo com o “Cassino do Chacrinha”. Seu programa revelou alguns talentos como Raul Seixas e Roberto Carlos, além de ser no mesmo que as assistentes de palco também chamadas de “chacretes” deslancharam. Rita Cadilac e Gretchen são as mais famosas delas. Seus jargões mais famosos são “Quem não se comunica, se estrumbica”, “Teresinha!” e “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”.

Raul Seixas

famosos-que-deixaram-saudade-4

O “maluco beleza”. Raul é tido como o pai do rock brasileiro e também um ícone da contracultura do rock no Brasil. Ele era amigo de Paulo Coelho e tinha ideias influenciadas pelo ocultismo do britânico Alester Crowley. As letras de Raul tinham filosofias bem trabalhadas e ele era quem as compunha além de cantá-las. Alguns de seus sucessos são: “Maluco Beleza”, “Metamorfose Ambulante”, “Tente Outra Vez”, entre outros.

Cazuza

famosos-que-deixaram-saudade-5

Ele foi um dos cantores e compositores mais importantes e controversos da década de 80. Cazuza não escondia a bissexualidade e quando descobriu ser portador de AIDS, no final da década de 80, também não fez questão de manter isso reservado. Ele já fez parte do Barão Vermelho e lá teve sucessos como “Maior Abandonado”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Todo Amor que Houver Nessa Vida”, “Bete Balanço” e “Bilhetinho Azul”. Após ter saído do grupo, compôs canções como “Exagerado”, “Faz Parte do Meu Show”, “O Tempo não Para” e “Codinome Beija-Flor”, a qual em uma versão ele canta com Frejat.

Carmen Miranda

famosos-que-deixaram-saudade-6

Quando se pensa em artistas brasileiros no cenário internacional o nome de Carmen Miranda costuma ser citado com mais frequência e intensidade que a maioria dos outros expoentes. Essa luso-brasileira fez um sucesso enorme em cinemas norte-americanos, principalmente entre as décadas de 30 e de 50, período em que chegou a ser a mulher mais bem paga nos EUA, onde atuou em 14 filmes. Alguns dos títulos são “Uma Noite no Rio” e “Aconteceu em Havana”. Já entre os sucessos musicais interpretados: “O que é que a Baiana Tem?”, “Tico-Tico no Fubá” e “South American Way”.

Ayrton Senna

famosos-que-deixaram-saudade-7

Ele é um dos maiores nomes do automobilismo, sendo tão querido que havia quem acompanhasse a Formula 1 somente para vê-lo correr e essas disputas quase sempre terminavam com Galvão Bueno dizendo “Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil”.

Tom Jobim

famosos-que-deixaram-saudade-8

Ele não só ficou famoso, como também trouxe junto de si o Rio de Janeiro, a Praia de Ipanema e sua garota para o cenário internacional. Ele é um dos maiores compositores brasileiros, sendo também violinista, arranjador, cantor, maestro e pianista, que colocou a música brasileira em evidência junto de João Gilberto.

Oscar Niemeyer

famosos-que-deixaram-saudade-9

Seus projetos revolucionários e a construção de importantes edificações em Brasília trouxeram um prestígio ímpar para esse arquiteto inspirador que começou a executar projetos ambiciosos ainda na década de 30.

 

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *