Falência e Recuperação de Empresas

Postado por Flávio Coutinho - 16 de fevereiro de 2014 - Negócios - Nenhum Comentário

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-

O ambiente corporativo é extremamente competitivo e isso não é novidade e por se dar de tal forma, ele costuma não ser muito tolerante com falhas, essas por sua vez podem custar a reputação de um produto, marca e até mesmo levar uma companhia a um desastre financeiro que pode acarretar uma falência. O que nós veremos a seguir são algumas “falhas” de companhias famosas, veja só:

Palm

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-11

Ilustre empresa conhecida por seus PDAs e celulares que teve uma trajetória parecida com a da BlackBerry. A companhia começou a perder notoriedade ao insistir em recursos que já não chamavam mais a atenção do consumidor. Ela surgia de quando em vez com uma ideia boa, principalmente quando lançou o sistema webOS, que era cheio de promessas e ainda é usado hoje nas TVs da LG. A HP acabou comprando a Palm em 2010, que estava à beira da falência por não ter se atualizado conforme os gadgets e smartphones do mercado.

Kodak

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-6

A Kodak foi uma das primeiras empresas a entrar no ramo da fotografia, que por sua vez é muito competitivo. Foi George Eastman quem inventou o filme fotográfico e também fundou a empresa, que resolveu não embarcar na fotografia digital por muito tempo, o que lhe custou caro, já que com poucas inovações, acabou se tornando incapaz de competir com outras grandes marcas do segmento e dessa maneira acabou desistindo da fabricação de câmeras. Atualmente a empresa trabalha com impressão e produtos voltados ao ramo do entretenimento.

Blockbuster

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-4

Devido às possibilidades de downloads de graça na web de filmes e séries, além da opção de assistir online, planos de TV a cabo e serviços de streaming, ter uma locadora hoje não é um negócio tão rentável como era a anos atrás. A coisa parecia tomar um novo rumo com a chegada do Blu-Ray, mas não foi bem assim que aconteceu. A Blockbuster é a maior rede de locadoras dos EUA e a diferença dela para uma locadora de bairro quando fecha é de milhões de dólares. Houve uma época em que a rede tinha condições de adquirir a Netflix ou então abrir uma rede concorrente, ciente de que o meio digital era promissor. Como não o fez, acabou fechando as últimas lojas e apostando no serviço Blockbuster on demand.

Nintendo

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-5

A Nintendo será sempre reconhecida por causa de Mario, que fez com que ela ganhasse a graça do público, assim como Sonic. A companhia teve seus altos e baixos ao longo dos anos, cometendo erros notáveis que eram compensados por uma carta na manga a cada mancada. Porém, depois que o Wii começou a vender bem, a companhia acabou não dinamizando o projeto, investindo num hardware mais simples, num nível semelhante ao do Xbox 360 e PS3 e num tablet proprietário. O resultado é que o Wii U não foi o que se esperava e está desestabilizando a companhia.

SEGA

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-3

Essa companhia tinha jogos de sucesso, consoles próprios e ideias boas para ganhar o mercado. O Dreamcast era um console à frente de sua época, que apesar de não ter dado os retornos esperados no Oriente acabou apresentando resultados excelentes por aqui no Ocidente. Mesmo fazendo tudo certo e tendo recursos que as concorrentes não tinham, o Dreamcast acabou não suportando o impacto do Playstation 2. Pra piorar, tinha ainda Microsoft e Nintendo na jogada, o que fez a situação piorar de tal forma que o vídeo game foi abandonado em 2001. Desde então, a SEGA vem produzindo games e tem mostrado bons resultados financeiros, além de ótimos jogos.

Nokia

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-8

Os celulares da Nokia sempre foram referência no mercado e se gabavam de consumidores satisfeitos, até que outros gigantes chegaram para competir e então perceberam que o Symbian deixava a desejar caso uma comparação fosse feita. Ainda assim, a fabricante tentou se manter no mercado com seu próprio sistema e software inovadores. Infelizmente o Symbian não se igualou aos componentes e apesar de ter alguns aplicativos interessantes, não eram suficientes para competir. Depois de anos de teimosia, a empresa se convenceu a apostar em um sistema de terceiros, que no caso foi o Windows Phone. No começo houve quem desdenhasse dos produtos, mas o sistema da Microsoft surpreendeu realmente e foi capaz de conquistar o público, de forma que hoje os negócios de ambas vão bem.

Microsoft

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-9

O Windows Mobile nasceu por volta de 2000 e era um grande sucesso, isso porque oferecia pacote Office com interface semelhante a dos computadores, o que para a época era um avanço gigantesco. Com o passar dos anos, o software da Microsoft evoluiu e ficou compatível com as tecnologias mais recentes, o que não foi suficiente para fazê-lo ter chances contra o iOS. A companhia decidiu investir em seu antigo sistema para portáteis mesmo depois de notar que a Apple tinha virado o jogo, mas a surpresa é que o Android entrou na jogada. Finalmente, em 2010, surgiu o Windows Phone, de forma um pouco tardia. Hoje o sistema que não teve chance contra o Android, que não era grande coisa, mas cresceu e dominou, e nem contra o iOS, está se reerguendo e por sorte a Nokia a salvou, lançando atualizações importantes para o Windows Phone.

AMD

ideias-sem-futuro-de-algumas-empresas-10

A AMD foi responsável por inúmeras inovações nos processadores, companhia conhecida por aplicativos robustos e também pelo alto desempenho que oferecia em jogos, que teve o sucesso abalado com o passar dos anos depois de apostar numa arquitetura que não era suficientemente competitiva, Bulldozer. A partir daí ela perdeu mercado e com a falta de uma boa atuação no setor de marketing e de parcerias, o que a levou a Intel a ter espaço de sobra para fazer o que bem entendesse com o mercado. Foram as placas vídeo e os preços bastante competitivos que fizeram a AMD sobreviver e hoje ela está de volta a ascensão com suas APUs, que são capazes de superar produtos de mesma categoria da Intel. A fabricante ganhou notoriedade ao equipar o Playstation 4, o Xbox One e o Wii U com seus componentes.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *