A Percepção de uma Oportunidade

Postado por Flávio Coutinho - 7 de janeiro de 2014 - Negócios - Nenhum Comentário

Dollar Bill in a Mousetrap

As oportunidades para tudo surgem todos os dias em nossa vida, e por isso a seguir iremos dar uma série de informações sobre como conquistar uma boa oportunidade, e como adquirir a mesma sem perder ou deixar ela passar em sua frente e escapar.

Com Isto Surge uma Pergunta. Como Identificamos as Oportunidades?

a-percepcao-de-uma-oportunidade-10

Em um primeiro momento procurar enxergar além dos horizontes e ainda abrir a mente para novas possibilidades seria interessante. Em um segundo momento aprender a observar uma série de coisas de formas diferenciadas pode ser uma alternativa e tanto. Com isto muitas vezes todas as oportunidades acabam estando nos lugares mais óbvios, basta apenas se prestar um pouco mais de atenção e ser também um pouco mais otimista. Como terceiro passo é interessante e fundamental se adotar uma boa postura empreendedora, isto de sempre estar atento a tudo o que estiver acontecendo no mundo em seu redor, analisando assim todos os mercados se adaptando a uma série de mudanças constantes. É possível com isto se identificar todas as tendências e ainda principalmente ser considerado como uma pessoa criativa, visionária e ainda inovadora. Os empreendedores não esperam as oportunidades aparecerem, eles fazem a oportunidade acontecer em sua frente. Uma frase célebre deixa tudo muito claro, de Roberto Duailibi, ela diz que “Quando a oportunidade bate em nossa porta, muitas vezes as pessoas estão no quintal procurando por um trevo de quatro folhas” e estas acabam passando sem pestanejar.

Ser Otimista e Ser Pessimista

a-percepcao-de-uma-oportunidade-4

É fundamental que se tenha toda esta situação bem clara no dia a dia da vida das pessoas, por isso uma pessoa que é pessimista acaba vendo uma série de dificuldades em cada uma das oportunidades que a vida poderá lhe oferecer. E o otimista por sua vez vê sempre uma boa oportunidade em cada dificuldade que aparece na sua vida, tornando assim algo especial e diferenciado aquele momento que está acontecendo e pode em um primeiro momento ser ruim.

Mas Afinal de Contas Como Perceber Uma Boa Oportunidade?

a-percepcao-de-uma-oportunidade-8

Toda a percepção de uma oportunidade é algo marcante na personalidade de uma pessoa que tiver um espírito empreendedor. O empreendedor com todas as suas atitudes pró ativas acaba definitivamente não se conformando com toda a sua zona de conforto. Ele deverá sempre buscar por inovar, seja através de uma série de projetos diferenciados ou ainda de planos emergenciais que são aplicados na prática em seu ambiente organizacional. Os empreendedores são considerados como visionários que utilizam totalmente o seu capital intelectual que poderá culminar em diversos valores sociais através de uma grande geração de empregos fazendo com que exista uma dinamização bem como uma economia com inovações, tudo isto que são inerentes a toda a sua criatividade levando assim a se buscar soluções para melhorar todos os ambientes de organizações como um todo.

a-percepcao-de-uma-oportunidade-1

Não basta apenas ter boas ideias, ter uma boa criatividade e ainda uma boa percepção das oportunidades, sempre deverá se fazer necessário para os empreendedores saber administrar a situação, uma elaboração detalhada, planos de negócios e ainda todos os fatores internos e externos que estiverem envolvidos nos processos deverão ser analisados, para que desta forma se possa dependendo de toda a situação financeira se vender a ideia de transformar e ainda conseguir um bom apoio para a concretização de todo o seu empreendimento. Quero ser um bom empreendedor, com isto como aproveitar uma boa oportunidade? Para que possa ser um bom empreendedor muitas vezes poderá acontecer um tipo de ocasião acidental, a sua percepção de oportunidades poderá definitivamente se manifestar em qualquer pessoa mesmo que ela não tenha as características típicas de um empreendedor. Uma boa oportunidade poderá aparecer de forma inesperada, oriunda de uma grande necessidade.

Toda a percepção é uma chave de administração do tempo, e toda a percepção não identifica o mundo exterior como ele é na verdade, e sim como as transformações que forem efetuadas por todos os nossos sentidos permitem com que possamos os reconhecer. Desta forma podemos acabar transformando fótons em imagens, bem como em vibrações, sons e ruídos e ainda as reações químicas em cheiros e gostos considerados específicos. Na verdade todo o universo é considerado como incolor, inodoro, insípido e silencioso

Dicas Breves para Identificar Oportunidades nos Negócios?

a-percepcao-de-uma-oportunidade-9

É muito comum ouvirmos que consultores e ainda empresários citam que as oportunidades estão em todas as partes, mas nós reles mortais muitas vezes não conseguimos identificar, por isso confira a seguir algumas informações que poderão lhe ajudar a perceber as oportunidades.

Procure Sempre Fazer Perguntas

Para que possa identificar uma boa oportunidade, procure se perguntar quais são todos os problemas considerados que os compradores ou os clientes poderão enfrentar. Tudo isto deverá incluir problemas emocionais, funcionais e acima de tudo sociais. As pessoas muitas vezes compram coisas que ajudam e facilitam bastante o dia a dia. E por isso procure assim estudar o comportamento delas e não espere que elas possam lhe dizer o que precisam já que muitas vezes não sabem o que precisam.

Procure Sempre pelo não Consumidor

Quando a Sony fez o lançamento do primeiro rádio, chamado rádio transistor, em 1955, a marca não mirou os compradores de rádio de mesa onde marcas importantes no mercado já estavam em evidência. Ela acabou pensando em conquistar aqueles que acabaram não comprando um rádio de mesa, os adolescentes. E ainda acabou vendendo uma série de radinhos de pilha não apenas entre os jovens mas principalmente para o mundo inteiro.

Procure Segmentar de Forma Diferenciada

É importante, e fundamental que não se segmente os mercados de forma tradicional, conforme os tipos de produtos, as faixas de preço ou ainda as faixa etárias. Com isto todo o segmento de mercado surge de forma a refletir toda a realidade dos consumidores e ainda as tarefas que se está tentando realizar. Os concorrentes analisam tudo, e por isso a atenção especial para produzir de forma diferenciada e trazes mais clientes para um outro lado certamente é algo que poderá fazer toda a diferença, por isso invista neste sentido.

 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *