Programas de TV Brasileiros que Deixaram Saudade

Postado por Flávio Coutinho - 30 de junho de 2014 - TV - Nenhum Comentário

Esse é um post dedicado a todos na casa dos 30 anos ou mais e também aos de menos idade que têm interesse em saber mais sobre a cultura pop de outras décadas, seus programas, suas músicas e tudo mais que a componha. Alguns desses programas que serão descritos se tornaram ícones, como é o caso do programa do Chacrinha ou até mesmo de Viva a Noite, comandado por Gugu Liberato onde as bailarinas dançavam em uma taça de acrílico e repetiam o bordão do programa: Viva a noite! Viva! Viva! Viva! Agora, direto do túnel do tempo…

Armação Ilimitada

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-

Esse foi um seriado que estreou em 1985 e ficou no ar até 1988, e chamou a atenção principalmente por inovar formatos de TV através de sua linguagem, seu roteiro e seus recursos de edição. André de Biasi, Andréa Beltrão e Kadu Moliterno davam vida aos personagens Lula, Juba e Zelda Scott, que transpiravam o clima moderno e descolado, o espírito de liberdade e a ousadia, que fizeram com que esse fosse um dos seriados mais queridos dos jovens da década de 80.

Programa Livre

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-1

Esse foi um dos primeiros programas da televisão brasileira direcionado ao público adolescente. Nele, Serginho Groisman em início de carreira na televisão comandou a atração, que era exibida pelo SBT com maestria. Ele levava assuntos polêmicos e de interesse dos jovens ao público e nele convidados e plateia discutiam e assistiam a musicais ao vivo com bandas jovens e cantores da época.

Viva o Gordo!

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-2

De cunho humorístico, esse programa foi ao ar pela primeira vez no começo da década de 80, sendo exibido até o ano de 1987. Quem estava a frente dele era Jô Soares, que interpretava uma série de personagens inesquecíveis e bem divertidos como é o caso de Capitão Gay e seu parceiro Carlos Suely, que vestiam uniformes de lycra rosa e defendiam os fracos e oprimidos. Ao longo dos anos de exibição do programa, mais de 100 personagens foram criados e foi através dali que Claudia Raia foi lançada como atriz.

TV Pirata

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-3

Esse também era um programa humorístico, mas completamente inovador, pelo menos para os padrões da época. Exibido pela Rede Globo, o humor presente era bastante ácido e debochava de programas enlatados americanos, criticando a participação dos EUA na Guerra do Vietnã, o que foi suficiente para conquistar o público. Ney Latorraca interpretava um velhinho brincalhão chamado Barbosa, saudoso, que gostava de repetir a última frase do que os outros diziam. Claudia Raia interpretava Tonhão e o programa em suma marcou época e trouxe à TV brasileira uma nova forma de se fazer humor.

A Porta da Esperança

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-4

Eis aí um programa saudoso através do qual Silvio Santos realizou o sonho de muitas pessoas. A Porta da Esperança, exibido dominicalmente, foi ao ar de 1985 até 1997 no SBT e nele os telespectadores enviavam cartas para a produção contanto histórias, pedindo ajuda ou simplesmente com vontade de conhecer algum artista. Depois de selecionadas as cartas, quem tivesse escrito a mesma era convidado para ir até o estúdio, onde era entrevistado pelo apresentador, tendo a oportunidade de contar sua história até ouvir a célebre frase de Silvio Santos: “Vamos abrir as portas da esperança!”.

Globo de Ouro

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-5

Esse programa que fez bastante sucesso nas décadas de 70 e 80 era apresentado sempre por um casal do elenco da Rede Globo e o musical trazia sempre grandes hits da época, quase sempre com um ranking das dez músicas mais executadas nas rádios no mês. As apresentações eram gravadas especialmente para o programa que era aguardado pelos fãs que podiam participar da plateia e atualmente é reprisado no canal Viva.

Almoço com as Estrelas

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-5

Ele foi o primeiro programa a cores da extinta TV Tupi, indo ao ar de 1957 até 1980. Talvez você já tenha escutado seus pais ou até mesmo seus avós comentarem sobre o tal, que era comandado pelo casal Airton e Lolita Rodrigues nas tardes de sábado. O formato do programa era exatamente como seu nome, nele os convidados participavam de um almoço e assistiam a apresentações musicais e passavam por entrevistas enquanto isso.

Os Festivais da Record

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-6

Os de MPB fizeram um sucesso gigantesco, sendo importantes sob vários aspectos, mas principalmente no âmbito político e no cultural – tendo influência sobre o movimento estudantil. Em suas quatro edições que se deram entre 1966 e 1969, grandes compositores, intérpretes e instrumentistas que fazem parte do cenário musical até os dias de hoje foram revelados. Nomes como Chico Buarque, Elis Regina, Jair Rodrigues e Gilberto Gil, entre outros mais ganharam uma proporção de mais peso devido a esses festivais promovidos pela emissora.

O Céu é o Limite

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-7

Esse é um programa precursor dos demais no formato de perguntas e respostas da TV brasileira. Sua estreia se deu em 1955, na TV Tupi, em São Paulo e nele o apresentador Aurélio Campos comandava a atração, já no Rio de Janeiro isso ficava por conta de J. Silvestre. No tal, os candidatos escolhiam um tema e tinha de responder corretamente às perguntas acumulando prêmios até que desistissem ou errassem. O mesmo virou coqueluche e a audiência que teve foi invejável.

X-Tudo

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-8

Esse foi um dos programas mais inteligentes direcionados ao público pré-adolescente. Exibido pela TV Cultura nos anos 90, o conteúdo educativo era apresentado de forma divertida por Gérson de Abreu (carismático) e o boneco X. Por conta da maneira divertida e leve de tratar assuntos relacionados a ciências e literatura, o programa acabou sendo querido, isso sem falar dos recursos visuais bem elaborados como vinhetas e gráficos.

Cassino do Chacrinha

programas-de-tv-brasileiro-que-deixaram-saudade-9

Comandado pelo que foi considerado o maior comunicador do Brasil, José Abelardo Barbosa Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, esse programa foi um marco da TV brasileira. O programa ia ao ar nas tardes de sábado, assim como acontece hoje com o Caldeirão do Huck e no cenário haviam chacretes, buzinas e um bizarro show de calouros no qual quem cantasse mal levaria para casa um prêmio bastante inusitado, um abacaxi.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *