O Fiasco das Novelas Brasileiras

Postado por Flávio Coutinho - 22 de maio de 2014 - TV - Nenhum Comentário

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-

Além de ser conhecido como o país do futebol, da caipirinha e do carnaval, o Brasil tem feito sucesso em terras estrangeiras e sido conhecido no meio televisivo internacional como um dos maiores produtores (dessa forma mesmo, como se fosse uma fábrica) de novelas.Fatos que podem comprovar essa afirmação são os mais variados prêmios que várias novelas brasileiras angariaram ao redor do mundo, o reconhecimento de nossos atores e atrizes nos países em que as novelas chegam e audiência que elas têm nos países de diversas culturas, algumas até bem diferentes das nossas.

Crise de Audiência?

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-1

Ainda que haja na internet e nos canais pagos de televisão programas que desestimulem as cenas clichês das novelas, há quem tenha preferência por esse tipo de trama e mesmo diante de todo esse sucesso das novelas brasileiras fora do Brasil, é possível explicar o fiasco das audiências das novelas brasileiras na atualidade? Os sites da internet dão várias explicações. Até  mesmo o horário político e o horário de verão viraram vilões e responsáveis por essa queda nos números da audiência, principalmente das novelas globais. No caso do horário político, diz-se que por terem estreado 3 novas ao mesmo tempo e durante o período de horário político (o que ocasiona uma redução no tempo da programação de novelas da TV), os telespectadores ainda não conseguiram se prender à trama como deveria, já que demora certo tempo para as novelas envolverem os telespectadores nos enredos, e os tempo reduzidos contribuem para isso. No caso do horário de verão, há certa lógica, já que a maior parte da população aproveita o tempo a mais de sol brilhando lá fora, e se dedicam às atividades que podem ser feitas fora de casa, tais como praticar exercícios físicos, compras no supermercado, passeio com os amigos, pegar uma praia ou uma piscina.. Quanto à nova temporada da novela “teen”, Malhação, exibida à tarde nas telinhas da rede Globo, ainda não alcançou o esperado pela emissora, e está longe dos 20 pontos de audiência tão sonhado, tendo alcançado apenas 13 até o presente momento.. Quanto mais o horário vai subindo, maior é  a meta a ser alcançada e isso mais parece uma brincadeira de gato e rato.

Dez Novelas da Rede Globo que Fizeram um Tremendo Sucesso

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-3

Para matar um pouco a saudade das novelas de maior sucesso e conhecer um pouco mais do seu poder de alcance, veja as dez novelas que mais repercutiram no mundo a fora. São elas:

O Rei do Gado

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-15

Na pele de uma sem terra que ganhou vida de princesa e não se perdeu de suas raízes, Patrícia Pilar estrelou sua beleza e exibiu sua figura em 55 países.

Por Amor

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-14

Outra novela de Manoel Carlos entrou para o ranking das 10 novelas mais assistidas em outros países. A novela que teve ninguém mais que Regina Duarte como a das Helenas de Manoel e atuando com a própria filha. Foi emoção demais para os brasileiros. Será  que a emoção conseguiu atingir os estrangeiros? Pelo jeito, sim! Já  que foi vendido para 56.

Laços de Família

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-11

É muito fácil ser “enredado” pelas novelas de Manoel Carlos. Que atire a primeira pedra quem não se lembra de Camila (Carolina Dieckman) tendo a cabeça raspada quando ouve a música Love By Grace de Lara Fabian? Com certeza, estrangeiros de mais de 80 países também se lembram.

O Clone

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-8

A novela que foi exibida em 2001 e teve como cenário muitos desertos do Marrocos e as praias do Rio de Janeiro, encantou não só os brasileiros como, também, mais de 91 outras nacionalidades. Aqui, no Brasil, a novela foi reprisada 9 anos depois de sua primeira exibição.

Mulheres de Areia e Anjo Mau (Remake)

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-12

Essas duas novelas estão empatadas, ocupando o sétimo lugar deste ranking, tendo sido exibida em aproximadamente 60 países.

Sinhá Moça

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-13

A primeira versão da novela, exibida em 1986, já  foi exibida em 60 países. A novela, nesta versão foi estrelada, também, por Lucélia Santos. Será que ela tem pé quente lá no “estrangeiro”?

Escrava Isaura

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-10

Até pouco tempo atrás, a novela estrelada pela atriz Lucélia Santos como a escrava branca, de 1976, foi a novela mais exibida nas telinhas estrangeiras. Hoje, é a quinta mais assistida.

Caminho das Índias

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-9

Assim como a novela O Clone, Caminho das Índias é  uma novela de Glória Perez e teve como apelo o confronto de cultural entre o Brasil e uma cultura muito diferente da nossa, nesse caso, a cultura indiana. A novela foi vista por cerca de 90 países.

Terra Nostra

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-6

A novela que contou a saga dos italianos que tentaram a vida no país tropical, tendo como protagonistas Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, já foi vendido para 95 países, e está  em segundo lugar como as preferidas dos estrangeiros.

Da Cor do Pecado

o-fiasco-das-novelas-brasileiras-7

A novela que foi reprisada no tradicional programa de reprises de nova na rede Globo, o “Vale a Pena Ver de Novo”, é vendida para outros países até hoje, mesmo tendo sido exibida aqui há cerca de 8 anos, tendo alcançado mais de 100 países.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *