As Teorias que Explicam o Humor

Postado por Flávio Coutinho - 7 de julho de 2014 - TV - Nenhum Comentário

as-teorias-que-explicam-o-humor-

Não existe consenso que explique o humor, mas há várias teorias. De acordo com a neurociência, só somos capazes de achar graça em algo se estivermos em uma situação oposta à do estresse. Em suma, o humor nesse âmbito é uma reação do sistema límbico cerebral. A filosofia por sua vez analisa nossa relação com os elementos de uma piada: o contexto, a vítima e a surpresa. Por exemplo: o nível de agressão à vítima não pode ser demasiado, senão sentiremos dó ou culpa e não graça. Como opinião pessoal, acredito no humor como final inesperado para algo.

Outras Teorias Embasadas em South Park

as-teorias-que-explicam-o-humor-1

Like a Boss

as-teorias-que-explicam-o-humor-2

De acordo com a Teoria da Superioridade, elaborada pelo filósofo Thomas Hobbes com base em Aristóteles e em Platão, a nossa sensação de superioridade sobre o personagem da piada é o que provoca o riso, nesse caso seria rir sobre a forma como Kenny é azarado. Esse mesmo humor também vê graça na desgraça alheia e em situações mais sérias como o bullying.

A Teoria do Alívio

as-teorias-que-explicam-o-humor-5

Para Sigmund Freud o humor era um escape às tensões psíquicas que surgem quando censuramos nossos impulsos naturais. A psique tenta liberar essa tensão provocando o riso. Um exemplo adequado é Stan, sempre o mais sensato, controlado e certinho da turma.

Teoria da Violação Benigna

as-teorias-que-explicam-o-humor-3

Esse é um estudo mais recente, da Universidade do Colorado. Para os pesquisadores, a graça surge da junção da infração de alguma regra social e a percepção de que tal infração é aceitável. É por esse motivo que rimos de piadas controversas e que vão contra a moral, como as de Eric Cartman.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *