Como e Quando a Bíblia Surgiu e foi Escrita?

Postado por Flávio Coutinho - 21 de dezembro de 2013 - Religião - Nenhum Comentário

Conheça a Seguir Alguns Indícios e Evidências Históricas da Bíblia

 como-e-quando-a-biblia-surgiu-e-foi-escrita-11

Podemos dizer que os períodos históricos de formação da Bíblia ficou situado entre os anos de 1100 a. C. ou 1200 a. C. a 100 d. C. Levando tudo isto em conta provavelmente temos a parte mais antiga escrita da bíblia no Cântico de Débora que fica localizado no livro dos juízes, localizado pelo ideograma jz 5.

Como Tudo Começou

como-e-quando-a-biblia-surgiu-e-foi-escrita-9

A partir do ponto onde os hebreus acabaram chegando a região de Canaã já existia na terra um grande desenvolvimento literário como o alfabeto fenício, este que acabou se derivando o hebraico, que por sua vez já existia durante o século XIV antes de cristo. Na época ocorreu a chegada dos judeus por lá em torno do século XIII antes de Cristo. E ainda outro documento existente desta época é o calendário de Gezér, que é um documento que data mais ou menos o ano de 1000 a.C. É uma boa indicação existente de datas para a utilização de todos os agricultores. Este é o documento mais antigo já encontrado na Palestina. Outros documentos também acaba sendo muito antigo o que é o sarcófago do Rei Airam, este que continha inscrições que foram encontradas durante o século XIV ou XV a. C., na região de Biblos. Existe ainda as tabuletas que foram encontradas na região de Ugarit no ano de 1929 onde forma encontrados escritos muito semelhantes aos salmos com datas dos séculos XIV ou XV a. C. E também um pouco mais de épocas posteriores.

Além de todos estes documentos existem outros que provam que havia sim uma escrita na Palestina antes da época dos hebreus. E a inscrição aconteceu no túmulo de Siloé durante o ano de 700 a.C, onde foi localizada uma espécie de carta diplomática com documentos que provam todas as continuidades de atividades consideradas ,literárias.

Sobre a Tradição Oral e Escrita da Bíblia

como-e-quando-a-biblia-surgiu-e-foi-escrita-10

Toda a parte mais antiga da bíblia remonta exclusivamente deste tempo o ano de 1100 antes de cristo, onde a escrita ainda não estava bem definida, e é oral. A partir deste tempo eram criadas tradições que existiam oralmente e eram transmitidas para os mais novos pelos mais velhos em todas as reuniões que eram realizadas nos santuários. E por este tempo somente eram relatados todos os acontecimentos existentes do deserto, do Sinai, das alianças realizadas entre Deus e o povo. Mas apesar disto os jovens queriam saber tudo o que teria acontecido antes disto. Foi criado então as histórias dos patriarcas, mas antes deles, foram feitas as histórias de criação do mundo, e por isso que se afirma que os escritos mais antigos é o cântico de Débora do livro dos juízes, e a partir disto se faz uma espécie de retrospecto tanto didático como também histórico.

As Histórias eram Passadas de Pai para Filho Oralmente

como-e-quando-a-biblia-surgiu-e-foi-escrita-3

Todas estas histórias eram passadas oralmente de pai para filho nos santuários. E definitivamente acontece que nem todos eles iam definitivamente para os santuários. Com isto nem todos iam para os mesmos santuários, o que teria acabado motivando uma existência de pequenas quantidades e diferenças existentes na catequese do norte e do sul. Toda a tradição do sul acabou sendo chamada de Javista, pois Deus era tratado sempre por javé, e a do norte acabou se chamando Eloísta pois Deus era retratado como Eloi. Este tipo de tradição oral teria existido até os tempos de Davi onde foi escrita toda a tradição javista, com isto meio século depois foi escrita a eloísta, tudo isto durante o ano de 721 antes de cristo. Nesta época das divisões do reino, quando a Samaria acabou sendo destruída pelos assírios, e muitos sacerdotes existentes do norte acabaram fugindo para o sul e ainda levaram consigo toda a sua tradição. E a partir disto as duas acabaram sendo compiladas em apenas um tipo de escrito. Com isto a partir de toda a tradição de Josué, ela continuou sendo oral, para ser escrita apenas a partir de 550 a.C. e foram totalmente escritas de forma que o povo contava.

E por isso muitas vezes não se pode dar importância histórica para os fatos que eram escritos nestes livros com relação aos posteriores, alguns dos fatos narrados foram totalmente baseados em toda a tradição popular, enquanto que outros também foram totalmente baseados em documentos existentes de arquivos, os chamados anais do Reino. Este é talvez o maior desafio para os estudiosos ou ainda uma boa fonte de divergências existentes.

Os Intérpretes, os Profetas e Sábios

como-e-quando-a-biblia-surgiu-e-foi-escrita-4

Por muito tempo os profetas foram sempre orientados pelo povo de Deus. E com isto os livros proféticos poderiam resumir todos os seus ensinamentos e na sua grande maioria foram totalmente escritos somente mais tarde por seus seguidores. Apenas durante meados do ano de 200 antes de Cristo é que foram escritos os livros proféticos. Os livros considerados Sapienciais foram um resultado de um estilo literário diferenciado que esteve totalmente em moda por muito tempo, isto principalmente durante a época posterior do exílio. Estas são consideradas algumas reflexões humanísticas e religiosas sobre histórias que aconteciam e eram contadas naquele tempo. Com isto passados os profetas surgiram vários sábios que acabavam raciocinando sobre todas as coisas da natureza, tirando delas possíveis ensinamentos para toda a vida, e com isto foram ainda acrescentados aos livros sagrados em todos os últimos séculos a.C sendo assim os mais recentes os livros do AT.

Um Pouco Sobre as Novas Tradições Cristãs

como-e-quando-a-biblia-surgiu-e-foi-escrita-1

O NT não acabou sendo escrito com a finalidade de ser colocado na Bíblia, e com isto no tempo de Cristo e dos apóstolos o livro era apenas o AT. E o próprio Jesus Cristo se baseava nele com todas as suas pregações, ele então acabou mandando apenas pregar e não escrever. Com isto uma nova tradição oral acabou se formando, e depois da morte de Cristo foi que os apóstolos se estimularam a sair pregando. Com isto temos um pouco sobre o surgimento da Bíblia.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *