O que é Socialismo ?

Postado por diegojose - 10 de novembro de 2016 - Política - Nenhum Comentário

O que é Socialismo?

Socialismo

Socialismo

O Socialismo é um sistema político, econômico ou uma linha de pensamento, foi criado no século XIX para enfrentar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi feita a partir da realidade na qual o trabalhador era submetido naquela época, como os baixos salários, as enormes jornadas de trabalho, etc.

além disso, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, distribuição igualitária de renda, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado.

O socialismo acredita em uma sociedade sem classes onde bens e propriedades passam a ser de todos. Com o objetivo de acabar com todas as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.

Quando surgiu?

O Socialismo apareceu pela primeira vez no século XIX, em oposição ao sistema capitalista e ao modelo liberal de organização política e econômica, e a oposição aos efeitos da industrialização e da sociedade criada sobre a propriedade privada. O socialismo é definido como um mecanismo político das classes trabalhadoras que foram se formando durante a Revolução Industrial.

Os criadores dessa linha de pensamentos foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), que serão mais tarde rotulados de socialistas utópicos por Karl Marx e Friedrich Engels que se auto-intitularam como idealizadores do socialismo científico.

Características do Socialismo

Socialismo

Socialismo

Uma das características do socialista que o diferencia muito do capitalismo está no meio de produção. Nessa característica todas as estruturas de produção, como fábricas,industriais, empresas comerciais, terras agrícolas, entre outras, são propriedade da sociedade e são gerenciados pelo Estado, o lucro que é gerado por elas é todo distribuído igualmente para povo. Pela fato de não ter um sistema de divisão das classes sociais nos meios de produção, todas as pessoas são consideradas como proletariados, ou seja, elas trabalham em conjunto com o objetivo de melhorar a sociedade. por exemplo, se você visitar uma fábrica de um país socialista você não verá empregados e nem chefes, serão todos iguais, buscando o bem de sua sociedade.
Outra característica bem importante é o Estado controlar todos os segmentos da economia, ele se torna responsável por regular a produção, o valor do salário, o controle de preços de produtos, em qualquer mercado de um país socialista os produtos são vendidos com o mesmo preço. Diferente do capitalismo, onde a concorrência e os valores podem ter uma diferença gigantesca entre um mercado e outro. Já controle da economia fica ao poder do Estado, ele tem por obrigação garantir o necessário para as famílias como saúde, trabalho, alimentação e educação. Então, não muda muito se o país é rico ou é pobre, a desigualdade social é baixíssima, já que a riqueza gerada entre todas as pessoas da sociedade é dividida de maneira mais justa possível de acordo com o seu trabalho, sendo pago pela a qualidade e a quantidade do mesmo.

Algumas formas resumidas das características do socialismo:

Inexistência de classes sociais
O Estado controla toda a economia gerada no país
Baixa desigualdade social
Baixo índice de extrema pobreza
Educação, saúde pública e alimentação garantidas pelo governo
Preços, salários e investimentos no setores da economia determinados e controlados pelo governo.
As críticas sobre o Socialismo se baseiam principalmente na distorção dos sistema de preços, sendo impossível ter um planejamento econômico mais eficiente. As críticas econômicas ao socialismo eram centradas nos problemas dos incentivos: extinta a busca pelo lucro, as pessoas não se dedicariam totalmente às tarefas com o mesmo entusiasmo. Até mesmo hoje os economistas, influenciados pela Economia da Informação, acreditam que o ponto crucial do socialismo se refere ao desenho de mecanismos de incentivos adequados que induzam as pessoas a se esforçar de maneira desejada.

Marxismo

Um dos mais famosos teóricos socialistas foi o alemão Karl Marx.

Com a ajuda do também Alemão Friedrich Engels, Marx publicou o manifesto comunista, criticando o Capitalismo, expondo historias do movimento operário e terminando com um apelo para a união dos operários em todo o planeta.

Em 1867, Karl Marx publica sua obre mais importante O Capital, onde faz suas criticas a economia capitalista, e que causou nas décadas que vieram uma revolução na economia.

Segundo Marx, as condições da economia e da luta de classe são transformadores da sociedade, e que o surgimento de uma sociedade sem classes só seriam alcançados pela união da classe trabalhadora organizada em torno de um partido revolucionário.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *