Um Talento que fez da Diversão sua Arte

Postado por Flávio Coutinho - 19 de maio de 2014 - Arte - Nenhum Comentário

um-talento-que-fez-da-diversao-sua-arte-8

Aos 12 dias do mês de junho de 1983, Abdjan, na Costa do Marfin, foi presenteada com o nascimento de um artista, o qual não poderia deixar sua arte presa somente dentro de seu país e não ter sido compartilhado com o mundo. Hoje, Ben Heine vive em Bruxelas, na Bélgica e é referência no tipo de arte que faz, devido à sua criatividade sem igual e fantástica visão sobre o mundo artístico, fatores que o levaram a produzir um estilo de arte ímpar. Podemos dizer que Heine é um artista completo no que se diz respeito ao mundo no qual desempenha o seu trabalho, o qual domina perfeitamente e pelo qual caminha e se aventura com tamanha desenvoltura: é pintor, escultor, fotógrafo, ilustrador, caricaturista, enfim, as galerias de arte estão, a cada dia que passa, à procura de seus trabalhos e admiradores nas ruas não param de crescer. Apesar de parecer que já o suficiente, o conhecimento do artista não para por aí. Heine não se contentou em dominar apenas o mundo das imagens, ele se dedicou, também, ao mundo do jornalismo, não apenas como um amador ou apreciador, mas sim frequentando as salas de aula, cursando e se formando como jornalista.

um-talento-que-fez-da-diversao-sua-arte-

 O período em que Heine esteve envolvido na vida acadêmica foi de suma importância para a sua formação artística, também, já que foi nesse período que ele se dedicou ao estudo da fotografia e se aprofundou em História da Arte. Porém, é  importante ressaltar que a técnica que o levou ao destaque no mundo artístico (a pintura com fotografia) partiram dele mesmo. Uma sequência de obras inéditas. Não podemos deixar de destacar sua facilidade para estudar línguas, tendo fluência em francês, inglês e holandês, além de outras línguas que o artista ainda tem pouco domínio, como o espanhol e o polonês. Não é difícil, então, definir Bem Heine como um artista multidisciplinar. Ben declara que aprendeu as várias línguas por amar as línguas e amar se comunicar e interagir com as pessoas. Aliás, ele ama as pessoas, um fato que pode ser percebido desde o primeiro contato com sua obra artística, que sempre conta com a presença da figura humana. Mesmo tendo o domínio em se expressar bem com as palavras, também, Heine optou por seguir a carreira de artista e traduzir os seus questionamentos e sua visão não só do mundo ao seu redor, como também da política mundial.

“Pencil vs. Camera”

um-talento-que-fez-da-diversao-sua-arte-6

Como fotógrafo, Heine não se limitou a apenas clicar o botão que dispara o flash (sem desmerecer a categoria, já que sabemos que o papel de um fotógrafo vai muito dessa simples e mecânica tarefa), mas passou a diferenciar seu trabalho, sobrepondo às fotos uma marca somente sua: o desenho e a pintura. A técnica passou a ser um projeto de Heine desde 2010 e foi nomeado de Pencil vs Camera (e em português Lápis vs Camera) e consiste em  fotografar, lugares, pessoas, animais ou seja lá o que for, e interferir de forma que um desenho venha sobrepor e substituir uma parte da foto. Nesse projeto, o artista utiliza de suas habilidades favoritas: a caricatura (que é a reprodução de uma pessoa real, na qual ao reproduzir, o artista enfatiza ou exagera em certas características) e a fotografia. Segundo Heine, o seu objetivo com este projeto é, além de unir suas duas paixões, mesmo depois de substituir cerca de ¼ da fotografia com ilustrações de traços simples, deixá-las ainda com características realistas, sempre dando continuidade à cena original, mas dando um toque de humor.

um-talento-que-fez-da-diversao-sua-arte-2

O resultado são imagens leves e agradáveis de serem admiradas pelo público em geral. Sua arte não precisa ser analisada com rigor, nem mesmo é necessário um conhecimento prévio sobre arte para se tornar um admirador do trabalho do artista belga. As suas obras, além de estarem espalhadas por várias galerias de arte, estão reunidas em seu site (www.benheine.com), onde as imagens recém o nome da seguinte forma: número by Bem Heine. Certamente, ao se deparar com algumas das imagens, você perceberá que algumas já são bem conhecidas, pois são imagens que circulam diariamente pela internet. A página de Bem Heine na internet é inteira em inglês, o que facilita a navegação dos admiradores de seu trabalho, porém, se você, diferentemente de Ben Heine, não domina uma outra língua sequer, não se desanime, o site é de fácil navegação, justamente pela intenção que Heine tem de popularizar sua arte. Para apreciá-las, basta clicar no ícone “Projects” (na parte superior) e escolher a galeria do projeto “Pencil vs Camera”.

Outros Projetos

Além do projeto que citamos anteriormente (Pencil vs Camera), Heine se dedicou a outros projetos. “Digital Circlism” e “Flesh and Acrylic”, também foram muito importantes para a expansão da carreira do artista, já que se tratam, também, de trabalhos inéditos (e também podem ser apreciados em seu site).

Influências

um-talento-que-fez-da-diversao-sua-arte-1

Mesmo sendo portador de uma criatividade invejável, Ben não pode negar que é imensamente influenciado por diversos vertentes ou movimentos artísticos, sendo que suas principais fontes de influencia foram (e ainda são) o surrealismo belga, o expressionismo alemão, a Pop Art americana e o Realismo social. Como inspiração, o artista Belga tem a natureza e as coisas simples da vida, sem deixar de envolver, sempre, a figura humana, mas não pura e simplesmente a figura do homem, mas a sua inteligência (as obras humanas, o conhecimento, tecnologia, etc.) e suas interações sociais (amizade, conflitos, política, etc.).

Onde Encontrar as Obras de Ben Heine?

um-talento-que-fez-da-diversao-sua-arte-9

Para saber as principais galerias que estão expondo as obras do artista e o período em que a exposição está disponível, basta acessar sua página na internet, como já citamos, e clicar em “Exhitions”. Lá você irá encontrar as exposições que circulam pelo mundo inteiro.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *