Planejamento Pessoal

Postado por Flávio Coutinho - 8 de outubro de 2013 - Colunistas - Nenhum Comentário

Em algum momento você já se perguntou sobre qual é a característica considerada mais importante de um líder?

planejamento-pessoal-

Alguns talvez diriam que seria uma comunicação realizada de forma eficaz, bem como toda a capacidade de condução de grupos de pessoas voltadas a direção de uma meta comum, ou ainda uma grande humildade, autoconhecimento, empatia, saber ouvir e replicar as informações auxiliando as pessoas. Todas estas características são muito importantes e fundamentais para se formar um bom líder, apesar disto uma vírgula poderá separar os líderes medíocres de grandes lideres.

planejamento-pessoal-4

Caso um grande líder não compreender o todo , bem como o ambiente, seus inimigos, seus determinados obstáculos, todas as circunstâncias e todas as possibilidades, caso ele não consegue ver o seu quadro inteiro, com isto nenhuma das características determinadas deverá ser algo potencialmente eficiente. E com isto no âmbito militar podemos dizer que é um bom líder aquele que tem sue potencial considerado eficiente. Com isto no âmbito militar podemos dizer que é um bom líder aquele que conta com toda a capacidade de enxergar os campos de batalha. Muitos líderes famosos através dos tempos tiveram uma capacidade totalmente peculiar de olhar todo para tomar as determinadas decisões consideradas estratégicas.

Como o Planejamento Pessoal Interfere na Sua Vida

planejamento-pessoal-13

Se você olhar para a sua vida de forma totalmente departamentalizada, com isto você irá ter toda a dificuldade para que se possa conciliar as áreas determinadas. E além disto para que se possa atingir as grandes metas é importante se ver o todo, você precisa principalmente entender onde estão nos momentos e onde você tem interesse em chegar de forma muito mãos profunda como a grande maioria das pessoas acabam fazendo. Podemos citar ainda que um grande erro que as pessoas normalmente cometem ao definirem as suas metas determinadas é não especificarem com toda a clareza o que elas querem.

planejamento-pessoal-12

Eles acabam não visualizando um quadro inteiro, e ainda não dedicam um tempo para que possam definir o que elas acabam tentando alcançar e todas as suas expectativas. Elas acabam ainda não se dedicando para pesquisar o que é preciso para se conseguir o que querem na maioria das vezes. Com isto todo o resultado é um planejamento considerado um tanto frouxo, repleto de furos e ainda pouquíssimo claro. A grande parte das pessoas nem mesmo fazem o ato de planejar e esperam que a vida lhe ofereça uma possibilidade, o que não acontece. O ato de planejar não é uma solução determinada, é um planejamento considerado como um mapa, e se você não mapear os caminhos corretamente não irá chegar de forma alguma onde você quer.

Confira Alguns Fatores para o Desenvolvimento Pessoal

planejamento-pessoal-8

Procure Definir de Forma Clara e Precisas o seu Foco

O primeiro grande passo é se saber de forma bastante clara tudo o que você tem interesse. E com isto se tentar fazer tudo ao mesmo tempo a chance existente de sucesso é algo muito pequeno. E por isso procure começar bem o seu planejamento sabendo tudo o que você quer. Tenha sempre um bom foco e crie um funil deixando sempre passar apenas aquilo que você definiu inicialmente como um foco.

Qual é o seu Nível de Satisfação Atual?

Seguidamente que começar o seu planejamento com um foco no futuro você está em um ponto que podemos chamar de A e tem interesse em chegar ao ponto B. Antes de poder detalhar o seu ponto B, procure ter definido onde você está e onde quer chegar, procure fazer uma boa análise de seu nível de satisfação atual da sua vida tanto pessoal como profissional, e a partir deste momento comece a mudar.

Que Tipo de Resultados Você tem Interesse?

A partir do momento que tiver definido o sue foco, e ainda todo o seu nível de satisfação atual você deverá então descrever que resultados você tem interesse na sua vida pessoal e profissional, o que quer ser, onde você quer chegar, e o que você quer ter.

planejamento-pessoal-11

Sempre Tenha Objetivos Traçados de Forma Clara e Bem Definidos

Sempre pautados nos resultados que tem interesse, procure descrever os seus objetivos. Procure escrever os objetivos positivos específicos, estes que poderão ser mensurados, e alcançados. Estipule metas e prazos, sempre que tiver um objetivo bem definido, procure definir prazos.

Faça uma Análise de seus Ganhos e suas Perdas

Na toda a sequência, procure promover uma análise. O que você irá ganhar e o que irá perder. É interessante analisar o que você ganha se conseguir atingir aos seus objetivos finais, e o que você perde com isto. Além disto é interessante procurar verificar também o que você ganha se não atingir os seus objetivos, e para finalizar o que irá perder se atingir os seus objetivos, este é um passo fundamental, que pode fazer toda a diferença, por isso é interessante se avaliar com cuidado.

Qual é a sua Missão e a sua Ideia?

Assim que forem definidos todos os seus objetivos que passaram por uma peneira dos seus ganhos e perdas, procure verificar se os mesmos contam com uma relação que seja direta com o que tem interesse a acontecer de forma mais profunda. Qual é a sua missão de vida, e qual é o seu grande propósito, tanto como pessoa e como profissional. Alinhe tudo isto, em um pensamento racional e profundo.

Agora Parta para a Sua Ação

planejamento-pessoal-3

Agora você já tem como agir, basta o fazer e como fazer, seu planejamento deverá ser totalmente pautado no como você irá colocar todos os seus objetivos em prática, definindo assim uma série de tarefas de agendas de trabalho e ainda organizando e partindo rapidamente para diversas ações. Tenha sempre em mente que um objetivo deverá lhe atender a algo maior e mais forte, talvez que seja um mais longe, saiba seus sonhos mais profundos. Quais são os mais audaciosos, os sonhos alcançáveis, e o que você deverá fazer para os tornar possíveis na sua conquista. Meça tudo isto e coloque seus sonhos no seu planejamento preciso e prescrito.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *