Sugestões de Músicas para Tocar em Casamento

Postado por Flávio Coutinho - 24 de agosto de 2012 - Casamento - Nenhum Comentário
Músicas para Casamento

Músicas para Casamento

O casamento é o momento mais importante na vida de muitas pessoas ao redor de todo o mundo. Desde de uma simples comemoração até as grandes cerimônias, tudo precisa estar perfeito para que aquele momento fique guardado como especial na memória tanto dos noivos, como dos convidados. A música é símbolo de emoção e sentimentos em qualquer que seja a ocasião, e no casamento não é diferente. A escolha da trilha sonora não deve feita aleatoriamente, precisa seguir uma linhagem temática da vida das pessoas que estão casando, e escolher essas músicas pode não ser uma tarefa fácil.

Na Igreja

Na Igreja

Na Igreja

As músicas tocadas na cerimônia da igreja normalmente são executadas por bandas ou orquestras, e não por DJ. O som vindo de instrumentos mais suaves permite uma adequação dos grandes sucessos agitados para músicas mais serenas e cabíveis em um ambiente como a igreja. O site mdemulher.abril.com.br fez um lista das mais tocadas nessas ocasiões. Para a entrada do noivo: Bolero, de Ravel; Unforgiven, do Metallica; I don’t wanna miss a thing, de Aerosmith; Concerto n1, de Tchaikovisky; Con te partiro, de Andrea Bocell; Ameno, do Grupo Era; Tears of the dragon, de Bruce Dickson; Trumpet Voluntary, de Clark. Para a entrada da noiva, em que ela dedica a música para o noivo, o vagalume.com.br indica alguns hits mais atuais, com nomes conhecidos no mundo pop atualmente: Colbie Caillat – I do; Adele – Lovesong; Katy Perry – Teenage Dream; Paramore – The Only Exception. A lista é visivelmente indicada para casais jovens.  A playlist ainda traz outros nomes bem modernos para a cerimônia em geral, como Jack Johnson, Jason Mraz e Train.

Na Festa: Primeira Dança

Na Festa: Primeira Dança

Na Festa: Primeira Dança

A música que celebra a primeira dança dos noivos geralmente é a que dá início ao baile. Ela precisa conter ingredientes românticos, que marcará um momento único na vida do casal. Os convidados precisam estar envolvidos com o clima nupcial, por isso, a trilha sonora também deve apresentar aspectos pop. O grande astro da música mundial Elton John é uma das opções mais aceitas, como a música Your Song, que tudo tem a ver com a história romântica, na letra que, traduzidamente, cita:

“Se eu fosse um escultor, mas também não sou,
Ou um mago que fizesse poções em uma turnê
Eu sei que isso não é muito, mas é o melhor que posso fazer
Meu presente é minha música, e esta é pra você.”

Cantores famosos brasileiros também são lembrados, como Caetano Veloso. Um de seus maiores sucessos é a música “Eu sei que vou te amar”, que o próprio nome já diz tudo em relação a um grande amor.

No Baile

No Baile

No Baile

A hora do baile é o momento de todos se levantarem e animar a festa. O DJ pode abusar das músicas atuais e agitadas, fazendo com que os convidados se divirtam como numa verdadeira balada. Porém, um aspecto que precisa continuar também no baile é as músicas para diversas idades. Geralmente se começa com uma série de sucessos de décadas anteriores, como I Will Survive, Macho Man, Biquíni de Bolinha Amarelinha e várias outras que marcaram a vida dos mais velhos na festa. A festa vai se adentrando na madrugada, palco preferido de jovens para viver uma verdadeira festa de casamento, e a trilha sonora segue o ritmo. Pop, funk, pagode, sertanejo são estilos que atraem todos à pista de dança. Músicas como “Ai se eu te pego”, “Fugidinha” de Michel Teló são garantia de animação. Exaltassamba também é querido nessas festas, com “Livre pra voar”, “Tá vendo aquela lua” e muitas outras. O cantor Thiaguinho, que se desintegrou do grupo, é uma preferência quando o tema é pagode. Pode-se citar seu sucesso “Buquê de flores” como uma boa opção para a noite. Outros nomes que não podem faltar são Ivete Sangalo, Claudia Leite, Gustavo Lima, Maria Rita, Maria Gadú, Fernando e Sorocaba, Charlie Brown JR, O Rappa, Jorge e Mateus, Jeito Moleque, Grupo Bom Gosto.

Sincronizando

Sincronizando

Sincronizando

Um bom DJ precisa ter na sua playlist uma variedade que atenda a diversos públicos. A festa de casamento reúne a família dos noivos, o que já representa uma diversidade imensa de gostos e idades. Os amigos, geralmente da mesma idade, apresentam uma mente completamente diferente, e são mais ligados em músicas atuais. Além do público, as músicas precisam agradar, obviamente, os noivos. Músicas marcantes no tempo em que se conheceram, sucessos de suas adolescência e infância precisam marcar presença. O repertório tem de unir todos esses fatores em uma série de música que busca algo em comum em cada um dos convidados. É um desafio e tanto. Muitos noivos cometem o erro de não dar muita atenção à trilha sonora que irá tocar na festa, deixam para resolver esta questão já nas vésperas. Na hora da preparação, as músicas não são as prioridades de quem está organizando, passam despercebidas a tantas outras coisas maiores, como Buffet, salão de festa, garçons e etc. Porém, esse pequeno trabalho musical a ser pensado garante um efeito incrível nas horas mais importantes da festa, como entrada dos noivos, a primeira dança e troca de alianças. Nessas horas, todos os outros itens passam despercebidos, pois é o momento de olhar para os noivos e ver as solenidades, e certamente uma música bem escolhida dará uma beleza maior ao ato de amor do casal. O ideal é começar a preparação de tudo o que envolve a festa com meses de antecedência, com certeza dará tempo suficiente de pensar em todos os componentes de um momento inesquecível.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *