Decoração de Casamento

Postado por Flávio Coutinho - 29 de agosto de 2012 - Casamento - Nenhum Comentário

Planejar um casamento é uma tarefa que requer muita pesquisa e conhecimento sobre o assunto. Portanto, nada melhor do que antecipar seus afazeres montando um check list, que deverá respeitar um tempo mínimo para a realização de cada tarefa.

A realização de um casamento necessita de muita atenção a cada detalhe que integrará o tão sonhado dia. Então, comece decidindo data, local em que a cerimônia será realizada, se acontecerá  cerimônia religiosa ou somente no civil, se haverá festa, enfim, como você que este momento aconteça.

Após as decisões iniciais pense no valor que você dispõe para a realização da cerimônia, pois assim você terá condições de fazer as escolhas, respeitando sempre o seu orçamento. Assim que esta etapa estiver bem definida, parta para o momento da pesquisa, que envolve muito trabalho e carece de um tempinho extra.

O momento da pesquisa envolve a escolha do Buffet, cerimonialista, lembranças, fotografia, músicas, e a decoração, que será o foco de nosso post.

Pensando na escolha dos itens que farão parte da decoração de seu evento, chega o momento de decidir como será a decoração da cerimônia religiosa e a decoração da recepção. Claro que as decisões mencionadas só deverão ser tomadas se você tiver escolhido as duas modalidades.

 Decoração da Igreja 

Quando falamos em decoração da igreja, nossa idéia não é restringir somente a um templo, mas a qualquer lugar adequado para realizar uma cerimônia religiosa. Portanto, inicie o planejamento de sua decoração escolhendo as flores que farão parte dos arranjos, tentando sempre unir o útil ao agradável, ou seja, tente unir seu gosto ( flores de sua preferência) com o baixo custo, que pode ser alcançado se você optar por flores da estação. Na realidade, não existe a flor ideal para a cerimônia, pois tudo depende do que você aprecia. No entanto, as mais utilizadas são: orquídeas, lírios, rosas, mosquitinho, alstromélias, copo de leite, lisianthus, gardênia, gérberas, entre outras.

Decoração da Igreja

Decoração da Igreja

Além dos belos arranjos, você ainda pode incrementar a decoração com um tapete moderno, que pode ser até feito com folhas, dependendo do ambiente e do estilo escolhido para a cerimônia. Geralmente, o casal opta por cores mais neutras de tapetes, como o verde e o marfim, mas há ainda quem aprecie cores mais fortes e escolha os tons: roxo, Pink, vermelho, entre outros.

O próximo passo será escolher os suportes que servirão de base para os arranjos, que poderão ser vasos, colunas, suportes, entre outros objetos. Além disso, você pode agregar velas próximas aos arranjos, pequenos vasos com buchinhas, além de outras opções.

Para fechar com chave de ouro capriche na escolha da iluminação, que dará um toque final e poderá valorizar ainda mais sua decoração. A iluminação poderá  ser feita n com pontos de luz em lugares estratégicos, luminárias, as velas, além da iluminação do tapete, que é fundamental para dar destaque à entrada do casal. Vale ressaltar que a decoração da igreja não deve seguir exatamente as mesmas cores que farão a composição da festa.

 Decoração de Festa de Casamento

 Saindo da decoração da cerimônia religiosa, o próximo passo é planejar a decoração da festa, que exigirá muito mais tempo, dinheiro e atenção aos detalhes. Portanto, selecionamos alguns tópicos fundamentais na decoração de seu evento. Confira a partir de agora.

Mesa dos Convidados

Mesa dos Convidados

Mesa dos Convidados

A decoração da mesa é fundamental para que a sua festa ocorra com sucesso, já que será o local em que seus convidados passarão a maior parte do tempo. Portanto, antes de pensar nos arranjos, por exemplo, defina qual será o estilo da mesa de sua festa. Você tem a opção de escolher uma mesa de vidro, que é mais clássica; mesa de madeira, que deixa o evento com um aspecto mais rústico; ou mesa de plástico, que é uma opção mais acessível, mas que se for bem decorada não deixa a desejar.

Após a definição da mesa parta para a escolha da toalha, arranjo e acessórios. Lembre-se sempre que a escolha da toalha depende das cores escolhidas como tema da festa, assim como o arranjo deverá integrar decoração sem fugir da temática. No caso dos arranjos tudo dependerá de suas preferências, já que você poderá utilizar somente arranjos baixos ou combiná-los com suportes de diferentes tamanhos.

Além de escolher o arranjo e as toalhas, você deverá pensar nos acessórios que complementarão a decoração, como as louças, talheres, entre outros itens, que certamente poderão valorizar ainda mais a sua festa.

Mesa do Bolo

Mesa do Bolo

Mesa do Bolo

Outro item fundamental na decoração de sua festa é a mesa do bolo, que será um espaço fundamental, já que é o local em que os convidados, padrinhos e, principalmente, os noivos escolhem para tirar diversas fotos. Portanto, a mesa deve ter como estrela o próprio bolo, que pode ser feitos nos ais variados formatos, com pasta americana ou pode até ser cenográfico, que costuma ser uma opção mais barata.

Além do bolo, alguns arranjos podem valorizar ainda mais a mesa, além dos doces, que nessa ocasião devem ser mais sofisticados, tanto nos sabores e formatos, quanto nas embalagens, que devem seguir a mesma linha do restante da decoração.

Decoração do Restante do Ambiente

No restante do salão você pode distribuir outros arranjos, como as árvores francesas, investir na iluminação, além de criar espaços exclusivos para que você e seus convidados possam tirar fotos. Pensando nesses espaços e itens, podemos destacar as árvores francesas, árvores de maçã do amor, mesas de guloseimas, mesa de café colonial, que são espaços que valorizam a decoração de seu evento.

Decoração do Restante do Ambiente

Decoração do Restante do Ambiente

No entanto, nosso destaque vai para os ambientes montados exclusivamente para que o convidado continue tirando suas fotos e ainda possa dar um “esticadinha” no corpo. Os espaços mencionados são semelhantes a uma recepção, mas nesse caso organizada de um modo bem descontraído, já que são montados com puffs, mesas no estilo botequim, tapetes, almofadas e outros itens que farão com que o convidado se sinta ainda mais acolhido.

Enfim, o assunto decoração de casamento não tem fim, pois as opções são as mais variadas. Portanto, no momento de planejar a sua festa, faça um estudo bem aprofundado sobre o tema e as principais tendências. Além disso, escolha uma equipe qualificada para atuar em um momento tão especial, pois assim você terá a certeza de que o grande dia acontecerá realmente como você sempre sonhou.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *