Tatuagens Criativas

Postado por Flávio Coutinho - 24 de outubro de 2013 - Beleza - Nenhum Comentário

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como uma forma de expressão de toda a personalidade ou ainda de pessoas de uma mesma comunidade tribal existente naquela época.

Os povos primitivos faziam tatuagens para marcar os vários fatos da sua vida biológica, sejam eles o nascimento, a puberdade, bem como a reprodução e a morte. Com isto depois de relatar todos os fatos existentes da vida social, além de virar guerreiro, sacerdote ou rei, se casar, celebrar a vida, ter uma boa identificação dos prisioneiros, pedir uma proteção considerada imponderável, e ainda garantir toda a vida do espírito no durante e depois do corpo. Veja a seguir um pouco mais sobre a história das tatuagens. Podemos dizer que mais de 3500 anos atrás, a tatuagem até mesmo já existia com uma forma de expressão de toda a personalidade ou ainda de indivíduos determinados de uma comunidade diferenciada, a tatuagem por muitas vezes já foi usada para identificar bandidos, e ainda enfeitar os poderosos. Afugentar inimigos, mostrar preferências e ainda esconder as imperfeiçoes. O que porém não mudou praticamente nada foi a técnica de aplicação da tinta que é realizada na pele. Com o passar de mais de 4 mil anos ela ainda é feita através de agulhas que perfuram toda a derme desde toda a época. Ela que é perseguida em diversos momentos da história, com uma prática que é banida por um decreto considerado papal durante o século 8 e também na Nova York do século 20. Desta forma é algo bastante complicado não se pensar quem nunca tenha tido a vontade de fazer uma.

As Primeiras Tatuagens

tatuagens-criativas-14

Podemos dizer que um dos mais conhecidos registros que existem sobre tatuagens é do capitão inglês James Cook, este que realizava as tatuagens quando entrava em contato com os nativos da ilha do Taiti. O povo da região citava um hábito de pinturas definitivas da pele, na chamada técnica de tatau, e por conta do barulho que era produzido através dos instrumentos que eram utilizados na sua confecção de todas as suas tatuagens. Não podemos ainda dizer que eles foram até mesmo os primeiros a desenvolverem este tipo de hábito diferenciado. Com isto existem registros dos homens de Otzi com mais de 5300 anos que faziam invejas para qualquer tipo de aficionado por tatuagens nos dias de hoje que segundo estudiosos e especialistas contavam com algumas significações consideradas religiosas.

tatuagens-criativas-1

As práticas mais representativas de tatuagens por sua vez também foram registradas entre os povos egípcios e também os povos pictos, que eram uma civilização antiga existente do Norte da Europa. No Brasil por sua vez uma série de tribos traziam tatuagens pelo corpo. Temos como principais representantes temos os waujás e os kadiwéus, estes que são alguns dos povos indígenas que utilizavam de sua pintura definitiva para expressar rituais existentes de passagem e ainda toda a referência e alguns elementos existentes da natureza. Além disto apesar de toda a existência da tatuagem este tipo de hábito não teria se popularizado devido a todas as culturas indígenas.

As Épocas Modernas das Tatuagens

tatuagens-criativas-26

Devido a uma grande influência de hollywood diversas pessoas optam por fazer tatuagens que possam ser semelhantes a de personagens cool que aparecem eventualmente e não é de se esperar que esta grande maioria seja tribal, com isto por demandarem de apenas uma cor, acabam por sua vez levando menos tempo para ser reproduzidas em todos os dias de filmagem por exemplo. Existe uma procura bastante grande por tatuagens tribais modernas e por algumas que fazem menção a um estilo de culturas específicas, o que poderá reproduzir todos os seus significados considerados tradicionais. É importante com isto porém ressaltar que nenhuma tribal poderá ser chamada de tradicional e se não for feita dentro de uma tribo, por um tatuador determinado que possa ter aprendido toda a sua prática com seus antecessores.

Os Diversos Modelos de Tatuagens Existentes

tatuagens-criativas-25

Existem diversos tipos e estilos diferenciados de tatuagens, e foram os marinheiros ingleses que entraram em contato com polinésios que acabaram difundindo uma prática pelo mundo. Com isto toda a reprodução de feras do mar, desde caveiras, embarcações, demonstravam no corpo as aventuras realizadas por estes homens que se lançavam ao mar, e de acordo com os mesmos sujeitos de pouca condição financeira ou mesmo de influência social fizeram aos poucos tatuagens diferentes de criativas algo popular entre os guetos, entre os prostíbulos, as tavernas que eram frequentadas por classes mais baixas, e também por desocupados, as tatuagens eram bastante utilizadas por lutadores de rua, por criminosos e ainda por prostitutas. Foi então o tom marginal que era dado as tatuagens que fazia com que os corpos tatuados fossem uma presença totalmente garantida nas atrações consideradas circenses dos chamados freak shows.

tatuagens-criativas-13

E com isto foi somente na segunda metade do século de XX que a tatuagem acabou incorporando os diversos ideais de cultura considerada ocidental. Com isto o seu tom contestatório ainda teria ultrapassado as barreiras se tornando um símbolo existente de ousadia e ainda personalidade. Com isto as motivações consideradas íntimas, sendo ainda delicadas e suaves também incorporando o mundo das tatuagens. Com isto homens e mulheres de mais idade atualmente também tatuam os seus corpos. As tatuagens deixaram de ser itens exclusivos de uma cultura jovem para que se tornasse uma boa via de expressão de toda a subjetividade existente hoje. Podemos dizer no caso das tatuagens criativas, que os modelos criados atualmente de visuais diferentes é uma tendência interessante e ainda depende de gosto e do bolso do usuário. São diversos os modelos existentes neste sentido, o visual dependerá do gosto do usuário, e por isso é interessante que o visual da tatuagem seja analisado com bastante atenção para que o usuário não venha a se arrepender depois por causa disto, por isso procure ter a ideia do desenho, pesquise, converse com os tatuadores para depois sim realizar tatuagens que são criativas dando um visual para você bonito e especial.

Por isso veja a seguir algumas sugestões de visual.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *