Entenda Porque Ninguém é Feio

Postado por Flávio Coutinho - 26 de março de 2014 - Beleza - Nenhum Comentário

entenda-por-que-ninguem-e-feio-2

Reflita antes sobre uma coisa: por que cabelos crespos são considerados “ruins” e cabelos lisos são tidos como “cabelos bons”? O que faz uma pessoa com mais gordura corporal ser tida como indesejada e um corpo malhado e seco ser desejado? Parte disso é instintivo, se baseia na lei da atração. A outra parte e mais significativa, surge dos bombardeios a consciência que crescemos sendo alvo, sem que percebamos. Mas padrões de beleza não são uma invenção moderna, os gregos se apoiavam na simetria. Agora, a forma como agir a partir deles, isso é outra história.

Padrões de Beleza Diferentes

entenda-por-que-ninguem-e-feio-

É visível que algumas pessoas são beneficiadas por uma genética favorável, afinal enquanto algumas pessoas possuem traços totalmente simétricos e um corpo escultural, outras lutam contra a balança e ao se verem no espelho se deparam com partes avantajadas que acabam desequilibrando a simetria do rosto. No entanto, o que pode parecer fora dos padrões para algumas pessoas, por outras é visto como algo totalmente normal, o que para alguns é a prova de que ninguém é feio, apenas diferente, ou ainda, desejável. Mesmo com tantas diversidades de beleza, a mídia insiste em estabelecer como padrão pessoas com corpos sarados, altas, com cabelos sedosos e traços bem delineados. No entanto, com tanta mistura de raças e com as mudanças dos hábitos alimentares, não nos deparamos só com belezas múltiplas, mas com pessoas que acabam fugindo do que seria o “corpo perfeito”.

Então, nessa busca incessante pelo corpo perfeito, muitas pessoas acabam fazendo sacrifícios em prol da beleza “pré-estabelecida” e vão em busca de cirurgias plásticas que corrijam o que as deixa insatisfeitas. Na realidade, é possível sim que algo em nosso corpo não nos agrade, e nesse caso buscar uma ajuda seria essencial para que possamos no sentir bem, o problema é quando passamos a exigir demais de nós mesmos e quando tentamos nos comparar o tempo todo com pessoas consideradas belas. Tentar melhor nossa aparência física é algo totalmente plausível, mas não podemos deixar que isso passe a ser uma obsessão. A preocupação com a nossa imagem pode ser vista como um cuidado, um carinho com o nosso corpo, mas isso não pode ser nosso único alvo, pois se não houver um equilíbrio, podemos acabar nos tornando pessoas insatisfeitas com tudo, pessoas inseguranças, o que pode desenvolver até alguns problemas psíquicos. 

 

Autoimagem Afetada

entenda-por-que-ninguem-e-feio-4

É visível que algumas pessoas apresentam algumas imperfeições estéticas, mas isso não quer dizer que elas sejam feias, pois tudo depende de como elas se veem. Pior do que isso é quando uma pessoa é vista por todos como uma pessoa bonita, mas ela está o tempo todo insatisfeita com a sua imagem. Quando uma pessoa tem a autoimagem afetada, passa a estar sujeita a desenvolver problemas muito graves, como é o caso da bulimia e anorexia, que são distúrbios alimentares, e até uma depressão profunda, o que acaba levando até a um suicídio. Ou seja, se achar feio inicialmente pode parecer algo totalmente inofensivo, normal, mas se isso não for tratado, os danos podem ser irreversíveis. A percepção que temos de nossa imagem não depende só de como as pessoas nos veem, mas de como nos enxergamos e de como nos sentimos, o que não está ligado somente a fatores externos, mas com a nossa capacidade de lidar com o que temos e somos.

Pessoas Atraentes têm mais Oportunidades?

entenda-por-que-ninguem-e-feio-1

Como já dissemos anteriormente, quando uma pessoa é avantajada fisicamente, certamente ela terá destaque por onde passar. Uma pessoa considerada bonita tem mais chances de atrair outra pessoa, tem mais facilidade para conseguir um emprego, costuma ter mais facilidade para fazer amigos, ou seja, quem está dentro dos padrões estabelecidos leva sim algumas vantagens inicialmente, mas isso não garante que essa pessoa terá sucesso em todos os segmentos, afinal ao longo do tempo ela terá que oferecer outros recursos além de sua beleza. Pensando nisso você pode até se desanimar por achar que sua aparência física não é suficiente para que você consiga atrair e conquistar tudo o que almeja, e é aí que entra o que você é, que deveria significar muito mais do que o que você tem. Portanto, se o seu objetivo é conquistar um emprego, tente mostrar o que você tem a oferecer, se o seu objetivo é fazer novas amizades ou até conquistar alguém, esbanje simpatia e deixe transparecer suas qualidades, pois certamente você terá grandes oportunidades de conquistar aquilo que almeja.

Não Existem Pessoas Feias, mas Pessoas Descuidadas!

entenda-por-que-ninguem-e-feio-3

Constantemente ouvimos a frase que deu origem ao título desse tópico, mas será que tudo isso é verdade? Na realidade, como já dissemos existem pessoas que são beneficiadas por nascerem belas, mas mesmo essas pessoas precisam tomar alguns tipos de cuidado para que permaneçam assim. No entanto, quem não teve esse privilégio, pode buscar alternativas para evidenciar o que possui de belo e tentar melhorar o que não considera esteticamente agradável. Temos condições de entrar em uma academia para melhorar o corpo, podemos investir em uma alimentação saudável e, em último caso, recorrer até a um procedimento cirúrgico. Além disso, podemos fazer tratamentos de pele, cabelo, entre outros, ou seja, existem inúmeras formas de se cuidar, basta que  tenhamos disciplina e, em alguns casos, recursos para recorrer a determinados tratamentos.

Um Tapa na Auto-Estima

entenda-por-que-ninguem-e-feio-5

Soa um pouco melodramático esse tipo de conselho, mas se ao ler esse post, você refletiu sobre como se vê e acha que precisa valorizar mais a sua beleza não só exterior, mas a interior, comece concluindo que não existe um padrão ideal de beleza, pois ele pode ser relativo dependendo do conceito que cada um tem. Talvez, você não seja tão perfeito (a) como gostaria, mas se você conseguir se amar, valorizar o que tem, poderá ser feliz e ter a segurança necessária para conquistar seus objetivos. Lembre-se que a beleza é algo passageiro, mas o que você conquistar ao longo de sua vida, garantirá um futuro de muita tranquilidade e satisfação. Procure enxergar e evidenciar suas qualidades, respeite seu corpo, carregue consigo aquilo que lhe faz bem, cultive bons sentimentos, busque o autoconhecimento, acredite em sua capacidade de conquistar seus objetivos e, por fim,  ame-se independente de fatores externos, pois somos os principais responsáveis por nossa felicidade.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *