Carros Elétricos

Postado por renanmendes - 13 de outubro de 2016 - Autos - Nenhum Comentário

É impressionante a velocidade com que a tecnologia evolui. Todos os dias são novos aparelhos eletrônicos, novos equipamentos que facilitam atividades do cotidiano, etc. Na industria automobilística não é diferente. A velocidade com que novas tecnologias são desenvolvidas e instaladas nos veículos é simplesmente impressionante. Direção hidráulica, cambio automático, piloto automático, são sim opções que revolucionaram o modo de dirigir, mas nenhuma delas se comparar a grande novidade: Os carros elétricos..

Carro Elétrico

Carro Elétrico

Os carros elétricos nada mais são do que veículos que utilizam como “combustível” a energia elétrica. O projeto de carros elétricos é algo bem antigo, sendo que o primeiro modelo a ser construído foi no século dezenove, mas este era algo muito inviável analisando os meios de transporte da época. A ideia de investir em veículos elétricos passou a realmente ganhar força quando o mercado automobilístico se viu tomado por veículos com motor a base de combustão, algo que começou a se tornar não tão vantajoso com o aumento absurdo no preço do petróleo. Aumento este que vem ocorrendo até os dias de hoje, como podemos perceber através dos constantes aumentos no preço do combustível.

Além da economia na hora de abastecer, os carros elétricos agradam demais os ambientalistas, já que os veículos elétricos fazem parte do grupo de veículos “zero emissões”, que ganharam essa denominação por serem um meio de locomoção não poluente, ou seja, não emitem qualquer tipo de substância nociva ao meio ambiente.

A fabricação desses veículos teve como pioneiros os Estados Unidos e o Japão. No Brasil, veículos elétricos ainda não são muito comuns, mas a tecnologia vem sido desenvolvida no país. A iniciativa por aqui foi dada pelas próprias usinas hidrelétricas, comandadas pela grande usina de Itaipu, que em 2006 apresentou seu primeiro protótipo de veículo elétrico. Um carro do modelo Palio.

Itaipu e o Projeto VE

O VE consiste em um projeto criado para o desenvolvimento e pesquisa de veículos movidos a energia elétrica. Sediado na gigantesca usina de Itaipu (localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai), o projeto é composto por três grupos de trabalho, que são divididos na produção desenvolvimento do Fiat Palio Weekend Elétrico (carro popular criado para uso urbano), o Daily Elétrico (caminhão elétrico desenvolvido com capacidade para pequenas cargas) e Granmini Elétrico (miniônibus elétrico que revoluciona os métodos de transporte urbano)

Projeto VE em Itaipu

Projeto VE em Itaipu

A iniciativa de desenvolver o Projeto VE teve início com a assinatura de um acordo internacional de cooperação técnica, realizado em maio de 2006, pela Itaipu e pela Kraftwerke Oberhasli (KWO), empresa controladora de grandes hidrelétricas suíças. Desde então, o projeto vem a todo vapor, com inovações baseadas na implantação de veículos elétricos no Brasil. O VE reúne parcerias com a montadora Fiat, além de diversas empresas de tecnologia, concessionárias de energia elétrica e instituições de pesquisa do Brasil, Paraguai e Suíça.

Toyota Prius

Em junho deste ano, a montadora Toyota realizou um grande evento para o lançamento do Toyota Prius, que nada mais é do que o carro referência quando o assunto é “carros elétricos”. O modelo chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já são mais de 5,7 milhões de unidades espalhadas por todo o mundo.

Toyota Prius

Toyota Prius

Porém, o Brasil deixa a desejar quando o assunto é carros elétricos. A frota brasileira do Prius, por exemplo, representa 0,01% da global, sendo que o mercado automotivo do nosso país está entre os dez maiores do mundo. Desde a chegada do Prius, em 2013, o Brasil conta com apenas cerca de 800 unidades do veículo, sendo que mais de 100 são táxis na cidade de São Paulo, graças a um programa de incentivo promovido pela prefeitura da cidade.

A montadora japonesa Toyota tem grandes planos para o mercado dos carros elétricos, tendo como meta reduzir para níveis próximos de zero as emissões de gases nocivos ao meio ambiente até o ano de 2050. No Brasil, mesmo com o baixo número de unidades vendidas ate agora, a montadora espera que nos próximos cinco anos, 30% das suas vendas no país sejam destinadas aos “carros verdes”.

Alto Custo

Neste texto foram apresentadas diversas vantagens dos carros elétricos, mas o que podemos destacar como principal desvantagem deste tipo de veículo, é o seu alto valor no mercado, o que impede que sua expansão seja ainda mais considerável. No caso do Prius, por exemplo, mesmo tendo o incrível desempenho de rodas cerca de 800 km com um tanque, além de possuir um design moderno e oferecer um extremo conforto, o veículo não sai por menos de 120 mil reais. Valor mínimo também quando tabelados os mais de 20 modelos de veículos disponibilizados no Brasil.

Considerando que são os carros populares que movem o mercado automotivo no Brasil, o preço dos veículos elétricos ainda foge do “orçamento padrão” dos brasileiros.

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *