As Previsões para um Carro do Futuro

Postado por Flávio Coutinho - 23 de junho de 2014 - Carros - Nenhum Comentário

as-previsoes-para-um-carro-do-futuro-9

Se você foi uma criança que gostava de assistir a desenhos animados, deve se lembrar de alguns em que os carros voavam e as construções flutuavam. A hipótese de como seria nossa sociedade no futuro sempre intrigou as imaginações mais férteis e algumas previsões se tornaram férteis até demais, a prova disso é que se você observar uma ilustração da década de 20 ou 30, verá que eles tinham uma noção completamente do que viria a ser o ano 2000 e um objeto de especulação nesse meio que continua recebendo bastante atenção é o automóvel. Os carros de hoje não voam como era previsto e tampouco flutuam, mas melhoraram bastante desde então, mas se a pergunta “como serão os carros no futuro” fosse feita a você hoje, como responderia? É trabalhando nessa hipótese que demos início a série de hoje.

as-previsoes-para-um-carro-do-futuro-3

Não há como prever com exatidão, mas com base nas tecnologias disponíveis atualmente, não é difícil perceber que os veículos do futuro não serão mais abastecidos com petróleo, mas sim em outros combustíveis que já são hoje alvo de pesquisa, como é o caso do hidrogênio. Se assim fosse, seria possível até mesmo parar na beira da estrada para beber água potável direto do escapamento, já que água seria o único resíduo do motor ideal do carro do futuro, isso depois de ter assistido a um filme que você baixou dentro do próprio veículo, que pode até ser capaz de conduzir automaticamente. Ainda cogitando a hipótese da escassez do petróleo, outro derivado do mesmo que seria banido dos carros é o plástico, que tendem cada vez mais a ser substituídos por fibras de plantas, recurso natural altamente renovável.

Carros que Andam Sozinho?

as-previsoes-para-um-carro-do-futuro-7

Sim, uma hipótese são as estradas com sensores capazes de guiar os carros a uma velocidade média de 100 km/h e mantendo uma distância de 6,5 metros uns dos outros, tecnologia que em breve será possível graças a velocidade das conexões sem fio. Há hoje conexões capazes de fazer downloads a 19 Mbps, o que torna suficiente baixar um filme inteiro em poucos minutos e dá perspectiva para algo assim, tão revolucionário, mas ao mesmo tempo tão monótono, entediante e manipulado, pois se assim for, o prazer de dirigir puramente será erradicado.

Outros Conceitos Apresentados que São Alvo de Pesquisas

as-previsoes-para-um-carro-do-futuro-4

  • Os sistemas de GPS de hoje são capazes de indicar a posição exata do carro em estradas e cidades no painel dos carros, havendo inclusive modelos mais modernos que fazem o download de mapas direto da rede. Não demorará até que no caso de um acidente, o aparelho acione o serviço de resgate informando a posição do veículo e/ou mostrando ainda a oficina mais próxima.
  • No âmbito do design de veículos, há esforços crescentes para diminuir o tamanho do carro e também de seu motor, o que permite que mais espaço seja dedicado ao interior e que o veículo se torne mais aerodinâmico. Existe uma hipótese radical que consiste em carrocerias com fibras especiais, que ao receberam impulsos elétricos, mudam de cor. A nova cor poderia ser selecionada através de um computador do carro.
  • Os melhores protótipos de motores movidos a hidrogênio atingem 140 km/h com autonômia para rodar 150 quilômetros. Existem sistemas que convertem álcool e metanol nesse combustível não-poluente. O desafio maior é cirar uma rede de distribuição de hidrogênio que seja tão eficiente quanto o da gasolina, mas isso é questão de estratégias e de tempo.
  • Certos modelos de hoje contam com faróis mais potentes, geralmente de xenônio, e sistemas que detectam obstáculos à frente e fazem o carro frear sozinho.Uma tendência que era futura mas já chegou ao mercado são os faróis que acompanham a direção do carro nas curvas e também os sensores infravermelhos que detectam pedestres desaviados a até 300 metros e fazem o que foi dito no início, freiam o carro sozinho, emitindo um alerta no painel.
  • A acústica da sonoridade tem também ficado cada vez melhor. Os modelos mais luxuosos saem equipados com tela LCD, suporte para videogame, DVD embutido, entradas auxiliares e USB e também comandos de voz. Não levará muito tempo até que as conexões sem fio cheguem aos carros e seja possível baixar músicas e filmes instantaneamente.
  • Os modelos de carros modernos atuais contam com chapas que são feitas cada vez mais afinadas a medida que se aproximam da cabine onde motorista e passageiros ficam, isso além do para-choque. A tendência é investir em materiais inteligentes que não só se deformem, mas que sejam capazes de voltar a posição original depois de um choque, ou seja, um carro com a capacidade de se desamassar sozinho.

E Sobre Aquela Velha História de Carros que Voam?

as-previsoes-para-um-carro-do-futuro-x

Até existem protótipos como é o caso do Skycar, da Moller International. Ele atinge uma surpreendente velocidade de até 644 km/hm decolando e pousando verticalmente. O preço de um brinquedo desses fica na casa dos milhões – de dólares – mas a fabricante conta que na remota hipótese de uma produção em massa, seria possível que o preço caísse para a casa dos 70 mil dólares. Para que isso acontecesse, todo o tráfego aéreo das cidades precisaria ser reformulado e as autoescolas agora não formariam motoristas, mas sim pilotos. Dessa forma, no momento é mais viável jogar GTA para ver carros voando ou assistir a episódios de os Jetsons.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *