Reaproveitando Latas de Alumínio com a Arte Decoupage

Postado por Flávio Coutinho - 25 de setembro de 2012 - Artesanato - 1 Comentário

É incrível saber que vários objetos que, antigamente, eram jogados no lixo após serem usados, hoje viram obra de arte. E é nisso que está baseado o artesanato nos dias atuais: reciclar.

Latas de Alumínio

Latas de Alumínio

Uma simples lata de alumínio, daquelas que vão para o lixo diariamente aos montes, tais como as de massa ou extrato de tomate, leite em pó, achocolatado em pó, doces, etc. nas mãos de uma artesã criativa, acaba virando utensílio de luxo. Uma pintura aqui, um laço ali, outra aplicação acolá, entre outros detalhes, acabam por dar um ar requintado ou descontraído aos objetos. Tudo dependerá do gosto do freguês.

 Decoupage: A Técnica Mais Usada

Decoupage em Lata de Tinta

Decoupage em Lata de Tinta

A Decoupage é uma técnica europeia, de nome francês, mas de origem italiana. A tradução para o português da palavra decoupage é cortar, mas técnica em si consiste em, além de recortar papeis, jornais, revistas, guardanapos, aplicá-los a uma superfície, seja madeira, metal, plástico, etc.

O que não se pode negar é que cada peça que ganha esse tipo de técnica é única e detém tamanha criatividade e personalidade, que acabam por encantar tanto quem faz quanto quem consome.

 Quem Pode Aprender a Técnica?

A esta pergunta existe apenas uma resposta: qualquer pessoa! A técnica, apesar de parecer complicada, é de uma simplicidade ímpar. Do artesão é exigido apenas coordenação motora para proceder os recortes e delicadeza para não aplicar força demasiada no papel e na superfície onde ele está sendo aplicado.

 Como Preparar a Lata Para Receber a Decoupage?

Lata Pronta Para Decoupage

Lata Pronta Para Decoupage

Para começar, aprenda a preparar a lata para receber a técnica, assim seu trabalho ganhará um acabamento incrível!

1.    Primeiramente é necessário que a lata esteja totalmente limpa, por isso é importante que ela seja lavada com água e sabão em abundância;

2.    No próximo passo, umedecer um pano com um pouco de vinagre (aqueles de salada mesmo, não é um material específico para a técnica) e passar por toda a lata. Isso ajuda a evitar a ferrugem e melhora a aderência dos produtos que serão aplicados posteriormente.

3.    Não se esqueça de deixá-las bem sequinhas, afinal este tipo de material é muito propício à ferrugem.

4.    Depois de seca, basta aplicar o fundo preparador.

 O Que é o Fundo Preparador?

Como já foi dito, a lata pode ser corroída facilmente pela ferrugem. E para não ver todo o seu trabalho sendo destruído paulatinamente, lembre-se de aplicar o fundo preparador.

Fundo Preparado em Spray

Fundo Preparado em Spray

No mercado, eles estão disponíveis na versão à base de água e na versão Spray. Caso opte pela forma à base de água, aplique a primeira demão e deixe secar por alguns minutos para, depois, aplicar a segunda demão. No caso de optar pela versão em spray, aplique apenas uma demão em um local aberto, e não dentro de casa ou outro local fechado.

Em ambos os casos é preciso deixar a lata secando totalmente. No primeiro são necessárias apenas 5 horas, no segundo, é aconselhável 24h.

Quer algumas dicas para começar a aplicar a técnica? Veja logo a seguir alguns objetos que podem ser feitos a partir da técnica de decoupage.

 Cofrinho de Lata

Cofrinho de Lata

Cofrinho de Lata

 Materiais Necessários:

  •  1 lata com tampa (no tamanho que desejar – pode ser tanto de massa de tomate quanto de achocolatado em pó)
  • Primer para metais (que é o fundo preparador)
  • Base acrílica para artesanato
  • Tinta para artesanato na cor que desejar (PVA – Acrilex)
  • Goma laca incolor
  • Álcool
  • Laca acrílica solúvel em água
  • Rolinho para pintura e pincéis (macios e firmes)
  • Guardanapo para decoupage, com estampa de sua preferência.

 Modo de Fazer:

Depois de preparar as latas, como já foi dito, aplique a base acrílica com a ajuda de um pincel em toda a lata e deixe secar por 3 horas. Depois disso, aplique a cor de tinta desejada.

Prepare o guardanapo, recortando dele a figura que deseja aplicar em seu trabalho. Lembre-se que o guardanapo vem em três camadas, utilize apenas uma para não ficar muito grosseira a aplicação.

Posicione a figura no local desejado e passe, com um pincel, a goma laca, somente por cima do papel. Isso já será o suficiente para colá-lo à lata.

Limpe o pincel no álcool e prepare-se para passar a laca acrílica em toda a lata.

Para vender, o preço sugerido para essa simples peça é de R$ 8,00.

 Lata de Costura

 O Que Você Vai Precisar:

  •  1 lata de biscoitos (Vendido geralmente em supermercados. Pode ser substituídos por latas de bombom, estilo Sonho de Valsa)
  • Primer para tinta automotiva – cor cinza ( é o primer em spray)
  • Tinta acrílica fosca – cores rosa bebê e ciclame
  • Tinta Metal Color – cor fúcsia
  • Tinta dimencional – cores azul mar e rose (ambas com gliter)
  • Cola para decoupage (ou goma laca)
  • Guardanapos ou papéis com motivos de costura
  • Verniz acrílico (de preferência o brilhante)
  • Tesoura
  • Boleador
  • Pinceis e trincha
  • Cola de silicone
Lata de Costura

Lata de Costura

 Modo de Fazer:

Prepara, como já foi ensinado, a lata com o primer. Neste caso, o primer deve cobrir toda a pintura antiga da lata, por isso foi escolhido um que tenha cor.

Depois de sego, na tampa da lata, passe a tinta rosa bebê e, para dar um acabamento bonito, passe no entorno da tampa, a tinta Metal fúcsia. Nas laterais passe a cor rosa ciclame.

Com a tinta metal fúcsia diluída em água, é possível fazer algumas texturas nas laterais, também. Para isso, será preciso um pincel especial, que pode ser encontrado em lojas especializadas em artesanato.

Do guardanapo ou papel escolhido, recorte apenas as figuras que pretende usar e posicione-as onde devem ser aplicadas. Passe cola no versa das figuras e pressione-as com um pano, delicadamente, pois o papel, quando úmido, pode rasgar-se facilmente.

Porém, se desejar deixar as figuras em alto-relevo na caixa, faça o seguinte:

Pegue um papel com a mesma imagem que já foi colada na lata, e passe o boleador em volta dela . Passe cola de silicone em se verso, espalhando bem. Cole-a em cima da primeira figura, sem pressionar o centro dela. Deste modo, dará o efeito alto-relevo.

Faça pequenos pespontos com a tinta dimensional e finalize com o verniz em todo o trabalho.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *