Dicas de Como Decorar a Casa Para o Natal

Postado por Flávio Coutinho - 13 de setembro de 2012 - Artesanato - Nenhum Comentário

Às vésperas do Natal, uma grande parte das famílias cristãs no mundo a fora se preocupa com a decoração da casa, tanto na parte externa quanto na interna. E não é por menos, afinal a data, para o cristianismo, comemora a chegada do menino Deus.

Além desse simbolismo religioso, trata-se de uma época em que os corações estão mais suscetíveis, as famílias se reúnem, e não há nada mais agradável do que receber parentes e amigos em um ambiente bonito, alegre, festivo e totalmente preparado pensando nos mínimos detalhes.

O Natal

O Natal

E para preparar uma decoração de natal, a ordem é ser criativo, mas é claro que há elementos que não podem faltar de jeito nenhum na noite entre os dias 24 e 25 de dezembro. São eles: a árvore, uma mesa bem preparada e o presépio.

Não importa se sua intenção é gastar muito ou fazer economia. Há várias opções para fazer uma decoração de acordo com o seu bolso, desde as mais sofisticadas e caras até as mais simples, sempre sem deixar de perder o glamour que a data pede.

Veja a seguir, então, algumas dicas para deixar esses elementos essenciais na sua festa ainda muito mais valorizados! Confira.

 A Árvore de Natal

É claro que existe no mercado uma infinidade de árvores vendidas com a decoração já pronta, mas que tal resgatar a tradição de montar a própria árvore junto com os filhos, amigos ou vizinhos? Garantimos que a experiência vai ser única e o prazer de ver o seu trabalho pronto, servindo como “cenário” para a foto dos amigos na noite de natal será imensurável.

1-    Quer presentear os amigos do escritório, do trabalho, ou qualquer outra pessoa que conviveu com você durante o ano todo? Uma boa ideia é fazer uma árvore personalizada. Para isso, você vai precisar de:

  • Um papel firme (cartolina, cartão, etc.)
  • Tesoura
  • Tecido colorido
  • Cola
Árvore de Natal de Cartolina

Árvore de Natal de Cartolina

Modo de fazer:

Com o papel, faça um cone, recortando a sobra que ficou na base. Recorte tecidos no formato de círculo, no tamanho de uma moeda de R$ 1e cole os no cone. Lembre-se de colar em camadas, somente a pontinha do tecido e não ele todo. Cubra todo o cone e coloque uma estrela na ponta superior.

2-    Essa ideia, é super original. Sabe aquele guarda-chuva velho que você tem em casa? Ou se não tem, é super fácil de encontrar e custa baratinho? Então, ele pode virar uma linda árvore de natal, também! Para fazê-lo, providencie:

  • Um grada-chuva, de preferência na cor verde ou com detalhes verdes.
  • Laços vermelho (um grande e os outros menores)
  • Vaso de barro (encontrado em floricultura) tamanho médio.
  • Tinta vermelha
Árvore de Natal Feita com Guarda-Chuva

Árvore de Natal Feita com Guarda-Chuva

Modo de fazer:

Na parte superior do guarda-chuva, coloque um laço vermelho grande, escondendo aquela ponta de metal sobressalente. Nas outras pontinhas, coloque os laços menores, escondendo-as também.

Pinte o vaso de barro coma tinta vermelha e preencha-o com terra. Coloque o guarda-chuva, que agora já é uma árvore, entreaberto dentro do vaso. Coloque os presentes ao redor e aproveite sua noite de natal.

3-    A ideia a seguir, é super criativa e vai ficar linda! Trata-se de um modelo que fica na própria parede. Para fazer essa obra de arte, você vai precisar de:

  • 4 cabides de parede
  • 1 novelo de lã na cor verde
  • Fita dupla face
  • Bolas de natal, de preferência vermelha, e outros enfeites típicos de natal
  • Pisca-pisca
Árvore de Natal Para Parede

Árvore de Natal Para Parede

Modo de fazer:

Corte o cabide de parede, de modo que fiquem assim: 4 pinos (base) 3 pinos (meio), 2 pinos (meio) e 1 pino (ponta superior), para que quando forem colados na parede, formem uma pirâmide.Para colar na parede, basta usar a fita dupla face, por isso a parede deve ser lisa, pois se houver textura, a fita não irá grudar.

Passe o pisca-pisca por toda a estrutura da árvore, ao seu gosto.Depois disso, passe também a lã por toda a estrutura, inclusive entre os pinos, em movimentos livres. Quanto mais cheio de lã, mas bonito vai fiar, por isso use mais da metade do novelo.

Para finalizar, basta enfeitar a árvore com as bolas e outros enfeites!

 Uma Mesa Bem Preparada

Mesa de Natal

Mesa de Natal

Para preparar a mesa, não é necessário taças de cristal ou talheres de prata. Basta bom gosto! E para ter uma mesa decorada com bom gosto, você irá precisa seguir algumas dicas:

  • Os talheres e os copos não precisam ser do melhor material, como já foi dito, mas é preciso que sejam parte de uma mesmo jogo, ou seja, não é como no dia a dia que cada membro da família usa um modelo de um jogo. Escolha um modelo de copos e talheres, e sirva a todos.
  • Uma toalha bonita também faz toda a diferença, porém muitos têm trocado a famosa toalha de natal por jogos americanos. A ideia é ótima!
  • Não se esqueça dos guardanapos de tecido. Ficam um charme compondo a mesa. Escolha uma cor ou estampa que combine com a decoração. Eles podem ser comprados prontos ou serem feitos. Uma boa dica é usar aquelas argolas de madeira, encontradas em lojas de material para cortina, para prender os guardanapos.
  • Um arranjo feito de velas, flores vermelhar ou mesmo uma guirlanda de natal ficam excelentes no centro da mesa.
  • Bola de natal espalhadas pela mas ou em vidros transparentes também formam um lindo enfeite para a mesa.

 O Presépio

Presépio

Presépio

Este elemento é capas de deixar o ambiente todo com uma temática mais religiosa, lembrando o verdadeiro propósito do natal.

Para fazer um em casa, é preciso ter habilidades de artesão, mas se esse não for um de seus pontos fortes, saiba que durante essa época, as lojas especializadas em artesanato montam os mais lindos presépios, podendo ser temáticos ou tradicionais, dos mais variados materiais possíveis, tais como:

  • Garrafa Pet
  • Feltro
  • Argila
  • Gesso
  • MDF
  • Madeira talhada

Enfim, uma infinidade!

Coloque a sua criatividade em ação e já comece a se preparar e a preparar sua casa para receber seus amigos e familiares!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *