Como Fazer Objetos Artesanais em EVA e Feltro

Postado por Flávio Coutinho - 14 de setembro de 2012 - Artesanato - Nenhum Comentário

O artesanato é uma prática muito usada no meio cultural e artístico, afim de produzir obras que expressam a habilidade manual dos homens. É um grande comércio pelo Brasil e mundo afora, funcionando como fonte de renda para muitas famílias em virtude do grande mercado que tem. Entretanto, muitas pessoas usam o artesanato para produzir seus próprios itens, decorar casas e até dar de presente a alguém querido. Alguns objetos possuem acabamento incrível e utilidade que ajuda dentro de casa, ou mesmo decoram de forma criativa qualquer que seja o ambiente. A partir de algumas técnicas bem simples, pode se obter objetos lindos e bem acabados. Os materiais são de fácil acesso e relativamente baratos no mercado comum. A seguir, algumas dicas de como trabalhar a arte com as mãos.

Em EVA

EVA

EVA

O EVA é um material muito usado no meio artesanal em virtude de suas características apropriadas para criação. Basicamente é um emborrachado que permite dobraduras, colagens e pinturas, e se mostra um material bem simples de usar.

Cartões Decorados

Os cartões de EVA possuem uma facilidade de se fazer e um encantamento incrível de quem os recebe. É bem simples, basta alguns materiais básicos em mãos: EVA no tamanho e cores desejadas; cola quente; tesoura; estilete; caneta para CD de várias cores; glitter.

Cartões em EVA

Cartões em EVA

-Dobre um retângulo de EVA branco ao meio, de modo que forme duas páginas, formando o corpo do cartão;

-No EVA rosa, faça o desenho de um coração e destaque-o com o estilete. Use a tesoura para reparar as bordas;

-Passe cola quente em torno das linhas do coração para que não fique soltando as extremidades e fixe-o ao centro da frente do cartão;

-Com a caneta para CD, escreva mensagens dentro do cartão;

-Com o glitter, faça detalhes na capa, como estrelinhas, luas, pontinhos, flores e etc. É interessante que fique bem colorido. Escreva Pai ou Mãe na frente do cartão, ou o nome da pessoa a quem será entregue.

Fica um belo trabalho. É rápido, prático e o resultado só depende da imaginação.

Criando Copos Decorados

Copos Decorados

Copos Decorados

A seguir, daremos o passo a passo de como criar um copo decorado de material EVA. O exemplo adiante será uma decoração do Batman, mas os temas variam de acordo com o gosto de cada um. Os materiais são bem simples e acessíveis: EVA retangular 9x15cm na cor preta; na cor amarela 8x10cm; estilete; tesoura; cola quente; 1 copo cilíndrico. O copo cilíndrico é aquele que possui a largura da base e da boca iguais, para que não sobre EVA um por cima do outro.

-Faça o desenho do símbolo do Batman a lápis no EVA amarelo, aquele em forma de morcego, e em seguida passe o estilete por cima de suas linhas, para soltá-lo do restante do EVA. Se ficar algumas bordinhas erradas, conserte com a tesoura para dar uma precisão maior;

-Passe a cola quente por volta do morcego, circulando-o inteiro. No centro também é bom passar, para haver uma fixação melhor;

-Fixe o desenho bem ao centro do EVA preto e espere a cola secar. Verifique se o desenho está bem colado para não soltar posteriormente;

-Passe a cola por todas as extremidades do EVA preto, do lado que não contém o desenho;

-Envolva o EVA preto sobre toda a lateral do copo, de modo que a esconda inteiramente, passando o dedo nas extremidades para a cola fixar bem. Obviamente, o desenho precisa ficar para o lado de fora.

Está pronto o copo do Batman. Fica lindo o amarelo contrastando com o preto, ainda mais no tema do super-herói tão famoso. O copo também fica mais confortável de se pegar, em virtude do revestimento de borracha.

O MDF

O artesanato feito de madeira MDF se mostra como uma arte muito bem trabalhada e resistente. As características dessa madeira ajudam na criação de enfeites variados. Aceita bem o uso de tintas e não encharca. As caixinhas são bem comuns, sendo compradas já moldadas em casas de armarinhos ou artesanato. São vendidas em diferentes tamanhos e formas, o que possibilita a fabricação de porta-objetos, porta-jóias e miudezas.

Estojo de Feltro

O estojo que ensinaremos a seguir é uma invenção bem criativa, bonita e simples de se fazer. O resultado pode ser levado para escola ou trabalho que certamente alguém irá admirar o trabalho. As dicas foram baseadas no site revistaartesanato.com.br que contém outras ideias. Os materiais são poucos: feltro da cor desejada no tamanho 40×20 cm; estilete; fita decorativa larga ou pequena; linha; agulha; régua.

Estojo de Feltro

Estojo de Feltro

-Com o estilete, faça seis linhas na horizontal do feltro com o auxílio de uma régua para que fiquem bem retas, com dois cm entre uma e outra, posicionadas ao centro do material;

-O suporte para os lápis já estão prontos. Posicione-os entre as linhas, de modo “um sim e um não” para prendê-los bem.

-Com a agulha e a linha, prenda a fita no centro da extremidade lateral do retângulo, de modo que o ponto fique para dentro.

-Enrole o tecido com os lápis e dê um nó com a fita para ficarem bem fechados.

O estojo está pronto! É muito fácil de se fazer, e fica lindo a partir das cores usadas.

Passo a Passo Geral

-Tenha alguns materiais em mãos;

-Imagine algum lugar para decorar ou alguém para presentear;

-Use e abuse da criatividade

O resultado certamente será satisfatório. O artesanato relaxa, pois é um trabalho que exige a leveza nas mãos e sensibilidade do artista.

Como foi possível notar, o artesanato se apresenta como técnica prática e simples de fazer obras que possuem inúmeras funcionalidades. A partir de uma criatividade aguçada e um bom gosto, os limites se expandem para novos horizontes, fazendo do artesanato um instrumento para criar o que quiser.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *