Aplicando Decoupage em Fibras MDF

Postado por Flávio Coutinho - 23 de novembro de 2012 - Artesanato - Nenhum Comentário

 

Artesanatos

Artesanatos

O artesanato, sem dúvida alguma, é capaz de atrair muitos olhares, seja de curiosos, que desejam saber qual foi a técnica usada para chegar àquele resultado, como daqueles que realmente gostam do trabalho que é feito.

Os trabalhos manuais datam de uma época muito antiga, talvez uma época até mesmo anterior à da escrita, surgindo com os recipientes de barro ou cerâmica produzidos pelos “homens das cavernas” e usados para armazenar alimentos.

Com o passar dos tempos, o trabalho artístico foi se aprimorando. E o que temos como legado, hoje, são os bordados, o crochê, o tricô, o macramê, o patchwork, entre outros milhares de trabalhos artesanais. Contudo, na verdade, o que mais tem atraído o público que gosta de artesanato são as peças que além de enfeitarem o ambiente, são de alguma utilidade, como as caixas em MDF.

 O que é MDF?

Medium Density Fiberboard

Medium Density Fiberboard

MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard, que traduzindo para o português torna-se Fibra de Média Densidade, sendo um material muito semelhante à madeira, mas que, na verdade, são apenas as fibras da madeira prensadas.

Uma das vantagens deste material está no fato de ser altamente ecológico, fator que combina com a realidade que estamos vivendo, sem deixar de mencionar que o acabamento da peça confeccionado com este material é de excelente qualidade.

Sua utilização é muito vasta nas indústrias de móveis, de construção, de decoração, gráfica, automotiva, entre outras, sendo assim um produto reconhecidamente como versátil, além de barato.

Quanto aos cuidados que se deve ter com o material, é bom mantê-lo abrigado da ação do tempo (chuva e sol) entre outros cuidados que se deve ter com qualquer material derivado da madeira como, por exemplo, prevenindo do ataque de insetos.

Com a popularização do material e com a descoberta de que muitas técnicas artesanais poderiam ser aplicadas nele, começaram a surgir lojas especializadas na venda de vários produtos a partir dele, tais como caixas, abajures, baús, sapateiras, armários de médio e grande porte entre muitos outros. Começaram, também, a desenvolver técnicas que deixassem o material ainda mais apresentável para presentear uma pessoa querida ou a si mesmo!

Dentre os artigos citados, certamente as caixas são as mais amadas pelas mulheres, já que possibilita armazenar seus pertences, afinal existem caixas para guardar:

  • Medicamentos
  • Bijus/ Joias
  • Chás
  • Material de costura
  • Artigos de Jardinagem
  • Etc.

 

Decoupage

Decoupage

E para chegar à casa do consumidor final, servindo como artigo de decoração e de utilidade doméstica, para presentear uma pessoa querida (como já foi dito), é preciso dar um toque pessoal às caixas, já que elas são vendidas “cruas”, ou seja, no tom de madeira e sem acabamento algum.

É aí, então, que entram as artesãs, aplicando suas técnicas de pintura, sendo a mais usada, por ser, de certa forma, mais simples: a Decoupage.

É válido lembrar que aas caixas em MDF também têm sido muito usada como lembrancinhas de casamento, aniversário de criança ou meninas de 15 anos. Basta colocar em seu interior bombons, amêndoas confeitadas, bem casados ou qulquer outro tipo de docinho para deixar os convidados muito satisfeitos com o pequeno agrado.

E o que significada Decoupage?

A técnica conhecida como a arte de recortar e colar, tem sua origem no continente europeu, mas, ao contrário do que o nome pode sugerir, a decoupage não nasceu em berços franceses, mas sim na Itália, e logo foi expandindo seus horizontes e chegou à Inglaterra e França.

A decoupage consiste em cobrir superfícies como madeira, metal, vidro e outros materiais com gravuras de papel (jornais, fotos, revista, guardanapos, etc.), sendo necessário preparar a peça antes de iniciar o trabalho.

 

Um presente personalizado.

 

Caixa com Foto

Caixa com Foto

Para fazer um presente que tenha, literalmente, a cara da pessoa que será presenteada, siga o passo a passo para montar uma caixa com fotos.

A técnica pode ser aplicada em caixas de qualquer formato e para guardar qualquer tipo de pertence. Basta escolher o modelo e mãos à obra!

 Material necessário:

  •  Caixa em MDF (no formato ou tamanho desejado)
  • Verniz Acrílico
  • Cola Branca
  • Tinta Marrom, na tonalidade escura
  • Carimbo
  • Pincel com fibras macias
  • Pano

Xerox de uma foto

 

Biscoitos

Biscoitos

Modo de fazer:

(Caso tenha alguma dúvida sobre a técnica, assista ao vídeo, no youtube – www.youtube.com.br – com o título de: Caixinhas com foto Sabor da vida 23.05.2011)

Para iniciar qualquer passo a passo para aplicação de decoupage em MDF, é preciso lixar bem a caixa. Mesmo que ela apresente uma textura bem lisa, é preciso abrir um pouco as fibras para que o material absorva melhor a tinta.

Comece passando o verniz na foto, para ter tempo de secar. Se for necessário, recorte as sobras da foto e cole-a na tampa.

Com um paninho molhado, aplique a tinta marrom sobre toda a caixa (no lado interno e externo), exceto em cima da foto, é claro.

Utilize o carimbo com a mesma tonalidade de tinta para carimbar toda a caixa.

Na etapa final, passe verniz em toda a caixa, inclusive na foto.

Lembrancinha para Casamento

 

Lembrancinhas

Lembrancinhas

Material necessário:

Caixinhas em MDF (dê preferência para o tamanho 7 X 7 – o tamanho exato para caber 4 bombons, porém se for usar para colocar outros doces de dimensão diferente dessa, procure um tamanho compatível.)

  • Tinta PVA
  • Cola Gel para Decoupage
  • Guardanapo para Decoupage (existem vários modelos com estampas variadas, escolha alguma que combine com as cores de sua decoração)
  • Lixa 150 para madeira
  • Lixa de unha (para os acabamentos mais delicados)
  • Pincel de fibra macia
  • Fita de cetim (que combine com a estampa do guardanapo)
  • Verniz geral ou verniz spray

Modo de fazer:

Desta vez, passe primeiro a tinta PVA branca com o pincel, e somente depois de seca, lixe a caixa toda com a lixa 150. Não se esqueça de limpar o pó antes do continuar o trabalho.

Passe mais uma demão da tinta PVA. A segunda demão pode ser tanto com a tinta branca como pode ser com outra cor. A escolha irá depender do seu gosto.

Para aplicar o guardanapo, passe a cola gel em toda a tampa e, sobre ela, aplico o guardanapo. Em seguida, coloque um plástico por cima, e alise-o para que não fique bolha entre a caixa e o guardanapo.

Corte as sobras e arremate com fita de cetim.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *