A Técnica Decoupage e Sua Aplicação em Objetos Caseiros

Postado por Flávio Coutinho - 25 de setembro de 2012 - Artesanato - Nenhum Comentário

Decoupage é a arte de decorar objetos através da colagem de papeis customizados e coloridos de acordo com a escolha do próprio cliente – os papéis de parede são um bom e prático exemplo disto. A técnica vem se expandindo e vem sendo amplamente empregada na mobília e em objetos pessoais das pessoas, como chinelos e roupas. A técnica surgiu no leste da Sibéria com tribos nômades que costumavam decorar os espaços por onde ficavam descansando temporariamente. Da Sibéria a técnica foi parar na China e por volta de 1.200 os papéis forma sendo usados para decorar caixas, lanternas, janelas e outros objetos. Na Europa, artesãos italianos usaram dessa mesma técnica para a decoração de objetos combinando decoupage com várias outras técnicas de decoração  populares em Florência como modelagem no ouro, banhar superfícies e modelagem de esculturas em madeira. Assim como no artesanato, o decoupage também foi empregado para representar cenas Bíblicas, até mesmo para uma melhor compreensão da parte da população, que nessa época era em quase em maioria sem instrução.

O Emprego da Técnica na Mobília

Decoupage na Mobília

Decoupage na Mobília

Com a ideia de criar cada vez mais objetos customizáveis, ela também vem crescendo consideravelmente, sendo uma boa alternativa para decorar aquela mesa velha, por exemplo, que você estava pensando em se desfazer ou então customizar seu guarda roupas, a porta de seu quarto ou até mesmo uma parede dele. Uma tendência que vem sendo muito empregada ultimamente é decoupage com mapas. Você não precisa ser um especialista para fazer esse tipo de emprego, basta ter uma tesoura ou faca em mãos, algo para “decoupar” como uma impressão de seu agrado ou uma foto, uma página de revista, um jornal catálogos e simplesmente prensá-la em algum lugar com auxílio de cola, pode ser num prato, num objeto de cerâmica, em qualquer utensílio, num móvel de sua casa, enfim o que você achar melhor. Dependendo da superfície que você utilizar, é recomendado passar verniz para servir como uma camada protetora contra água principalmente.

Guardanapos para Decoupage

Os guardanapos em decoupage podem ser usados em festas de aniversário temáticas, por exemplo, principalmente nas infantis, onde esses pequenos detalhes contribuem ainda mais para a alegria da garotada. O preço médio de guardanapos para decoupage – que já vêm estampos – é de 10 reais com 20 unidades, mas você pode ser criativo e reverter este valor, imprimindo os seus próprios. Veja a seguir um vídeo onde uma artesã imprime seus próprios guardanapos em decoupage.

 Decoupage em Vasos de Cerâmica

Com alguns retalhos de tecido e um pouco de tinta é possível transformar um vaso de cerâmica qualquer numa linda e exclusiva peça para deixar suas flores ainda mais belas.

Decoupage em Vaso de Cerâmica

Decoupage em Vaso de Cerâmica

Materiais Necessários:

  • Cola branca;
  • Caneta para tecido;
  • Verniz;
  • Tesoura;
  • Lixa;
  • Palha da costa (opcional) será usada para decoração;
  • Pincel chato nº 18;
  • Tinta PVA branca;
  • Vaso de cerâmica;
  • Retalhos de tecido com 4×4 cm, com cores mistas preferencialmente.

Fazendo a Arte:

A primeira coisa a ser feita é lixar a peça para remover as imperfeições e torná-la mais suscetível a receber a tinta. Feito isso, passe uma demão de tinta branca no vaso;

Passe a cola branca, ainda com o pincel, e cole os retalhos de modo que um sobreponha o outro até a parte de dentro do vaso – que com toda certeza não precisa ser coberta com os retalhos.

Agora com o auxílio da caneta para tecido, faça  pontilhados e contorne os quadrados de retalho, podendo também fazer pespontos se preferir. Para impermeabilizar, passe uma demão de verniz.

Se você tiver a palha em mãos, envolva-a no vaso e dê um laço. Pronto, agora você tem uma peça única e exclusiva para colocar sua planta.

Customizando Sua Lixeira

Você pode usar agora os guardanapos que fez, comprou ou está aprendendo a fazer para customizar sua lixeira, uma peça que normalmente tem uma utilidade aplausível, mas nem sempre uma aparência externa tão agradável.

Decoupage na Lixeira

Decoupage na Lixeira

Material necessário:

  • Lixeira de alumínio
  • Régua
  • Tesoura
  • Lápis
  • Pano macio
  • Pincéis da Pinctore Tigre
  • Tecidos de algodão estampados;

Esmalte vitral em diversas cores, base acrílica para artesanato, verniz vitral fosco, termolina leitosa, solvente e marcador permanente de acrilex.

O Que Fazer?

Basicamente você irá riscar alguns retângulos e quadrados num molde, ou se preferir diretamente na lixera, mas não se esquece de limpá-la antes.

Depois você irá passar a base acrílica para artesanato e dar uma demão em todos os quadrados da lixeira, deixando apenas o central sem e esperar alguns minutos até que ela se seque;

Lixeira com Decoupage

Lixeira com Decoupage

No quadrado do meio passe uma tina colorida e nos demais preencha com tecidos, fotos e outras superfícies para revestimento;

Agora é a vez de transferir e fixar as tiras entre os retângulos de tecidos estampado

Aguarde alguns minutos até que ela se seque e os transpasse para a lixeira. Como você pôde perceber, é muito mais fácil fazer arte na própria lixeira.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *