Os Animais Também se Apaixonam?

Postado por Flávio Coutinho - 29 de maio de 2014 - Animais - Nenhum Comentário

entenda-por-que-os-papagaios-falam-3

Essa é uma pergunta que divide opiniões e não há estudos científicos que comprovem a existência de sentimentos entre os bichos, por isso acredita-se que o que eles fazem se resume a busca de reprodução e proteção da prole, selecionando características para isso, confirma José Sabino, estudioso do comportamento animal. A antropóloga Helen Fisher, por sua vez e para equilibrar a balança diz em seu livro “Por Que Amamos” que há uma química na atração animal que seria precursora do amor romântico humano. De acordo com ela há no cérebro das aves e dos mamíferos, inclusive o homem, dois estimulantes naturais do cérebro, a norepinefrina e a dopamina, que desempenham papel essencial na excitação sexual. Pode não ser paixão, mas eles têm preferências e usam várias artimanhas para conquistar o outro e também para afastar concorrentes sexuais.

Os Tipos de Relacionamentos Entre os Animais

os-animais-tambem-se-apaixonam-

  • Entre as aves, 90% delas têm apenas um parceiro e tentam mantê-lo por toda a vida. Papagaios domésticos em alguns casos elegem o dono da casa e até o cachorro como companheiro, mesmo sem copular. E há ainda casais de animais homossexuais.
  • O beija-flor tesoura acasala com várias fêmeas e são elas quem constroem os ninhos e alimentam os filhotes. Um hipopótamo macho pode acasalar com até 30 fêmeas, ele defende o território e a mãe de seus filhotes em brigas sangrentas com rivais.
  • Os chimpanzés-pigmeus, também chamados de bonobos. As disputas por comida, por fêmeas e por território terminam sempre em sessões de orgia. É bem comum vê-los trocando beijos intensos, inclusive entre macho com macho e fêmea com fêmea.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *